Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - “Ninfas do Tietê” e “Amores que abrem a Terça Aberta no Kasulo

“Ninfas do Tietê” e “Amores que |  |” abrem a Terça Aberta no Kasulo                                                                                                               “Amores que |  |” – Foto Florido A primeira Terça Aberta no Kasulo do ano traz dois trabalhos inusitados: “Ninfas do Tietê”, uma videoperformance, com direção de Sol Faganello e Tati Caltabiano, criada a partir das poesias (ou cantos) de Natália Nolli Sasso, que integram o livro homônimo lançado em 2018 pela Editora Moinhos (BH); e “Amores que |   |”, trabalho ainda em processo de investigação, dirigido pelo artista multimídia Florido com outros seis performers convidados. Nem musas nem divas, as Ninfas do Tietê são figuras que vivem às margens do rio que atravessa São Paulo. Exibida pela primeira vez na Mostra Solo // Mulheres, (Teatro Conteiner), no lançamento do livro de Natália Nolli Sasso, a vídeoperformance traz, além da autora do livro e as duas diretoras, mais quatro intérpretes-criadores -  Ana Zeppa, Cí…

WEB TV VISUAL ARTV - MEMORIAL Em setembro, “Sapiranga ConVida” terá participação de Ivan Vilela

Em setembro, “Sapiranga ConVida
terá participação de Ivan Vilela
Encontros mensais gratuitos, no Memorial da América Latina, mesclando apresentação de música com outras expressões artísticas, sempre trazendo expoentes da cultura brasileira e latino-americana entre seus convidados


Celebrando a chegada da Primavera, a próxima edição do projeto “Sapiranga ConVida terá como convidado o grande violeiro Ivan Vilela. Pelas ondas das histórias dos caipiras, as melodias que se combinam com os cantos dos pássaros e o barulho do vento nas folhas, a chegada da Primavera, tão descrita em poesias e versos da literatura brasileira, inspira também os dedos dos violeiros.

O encontro musical acontecerá excepcionalmente sexta, 19 de setembro de 2014, às 19h30, na Biblioteca Latino-Americana, no Memorial da América Latina (SP).


"Vamos em Setembro reverenciar a chegada da temporada das flores, com melodias e canções que traduzem a beleza deste momento. Nosso convidado, Ivan Vilela, é um virtuoso violeiro que nos ConVida a conhecer a tradição da viola caipira com melodias de beleza e vibração inesquecíveis”, destaca o cantor Sapiranga, que também tem longa atuação como pesquisador da cultura popular.


Sobre o projeto “Sapiranga ConVida
O “Sapiranga ConVida” teve início na cidade de Salvador e já percorreu outras localidades baianas, além do Distrito Federal e interior de São Paulo. Em 2014, entrou para a programação mensal do calendário de eventos do Memorial da América Latina e as atividades seguem até dezembro, sempre com entrada franca.
As edições anteriores do projeto já levaram aos palcos os convidados Margareth Menezes, Xangai, Armandinho, Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Papete, Oswaldinho do Acordeon, Socorro Lira, Kátya Teixeira, entre outros.


Sobre Sapiranga
Nascido em Gandu, na Zona da Mata baiana, Sapiranga é cantor, compositor, poeta, pesquisador cultural e produtor musical tendo o seu próprio selo, o Cacimba Discos. Sua trajetória artística já acumula mais de 10 anos de estrada ecoando sua voz de timbre forte pelas mais diversas regiões do país. em suas parcerias musicais, o artista já se apresentou ao lado de nomes como Margareth Menezes, Almir Sater, Chico César, Zé Geraldo, Eugênio Avelino (Xangai), Oswaldinho do Acordeon, o bandolinista e compositor Armandinho, o Maestro João Omar, Papete (percussionista), Gereba Barreto entre outros. Sua discografia é composta pelos álbuns “Pássaro Noturno” (2005), “Segredos do Tempo” (2011) - o qual recebeu indicação ao “Troféu Catavento 2012”, da Rádio Cultura (SP), por Solano Ribeiro – “Sapiranga Single 3” (2013). Atualmente, o músico está em estúdio preparando o novo CD, que deve ser lançado até o final de 2014.

Sobre Ivan Vilela
Professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA), Ivan é também pesquisador, compositor, arranjador e violeiro. De refinada e reconhecida competência, personagem de destaque do movimento cultural que vem trazendo a viola caipira para o mundo da erudição musical, Foi diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. Endorsed das cordas Giannini, é idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira. Compôs a Ópera Caipira Cheiro de Mato e de Chão a partir do libreto de Jehovah Amaral.  Atualmente, além do trabalho solo realiza espetáculos com os irmãos Ná e Dante Ozzetti e com a dupla Suzana Salles e Lenine Santos.


Serviço:
Show: “Sapiranga ConVida” – Primavera
Participação especial de Ivan Vilela
Data: 19 de setembro de 2014 (sexta-feira) – às 19h30
Local: Memorial da América Latina – Biblioteca Latino-americana
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda - São Paulo – SP
Entrada pelos portões 2 ou 5. Estacionamento pago nos portões 4 e 8
Ingresso: Grátis

Assessoria: Marina Machado
(11)2548-4518 / 9 5362-0899  




Comentários