Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

 Foto Leandro Moraes 

“Behind the Clothes”, criação da Plataforma Shop Sui, que transpõe para a cena movimentos de condicionamento do homem e os dispositivos da sociedade de consumo, faz últimas apresentações neste final de semana, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. A entrada gratuita. Com direção do bailarino e pesquisador Fernando Martins,“Behind the Clothes” reproduz diferentes traços de uma personalidade consumida por um sistema de repetição, onde movimentos, ações e reações parecem tão naturais que passam desapercebidos, mas escondem uma secreta linguagem. Como um reflexo do meio social, onde sucessivas e repetitivas representações condicionam o corpo, a rotina diária manifesta questões que impulsionaram os estudos do trabalho e a conversão dessa sensação em movimentos. Originalmente concebido como solo, em 2006, na Random Collision, organização fundada na Holanda, em parceria com outros seis coreógrafos, para da…

WEB TV VISUAL ARTV - “Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais”

 
 
 
 
“Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais
Seleção de Lena Peres, Maria Bonomi e João Spinelli
Abertura: sábado, 20 de junho de 2015, das 13h às 19h
TRANSARTE
 


Pintura "sem título", de Tiago Hattnher
Transarte exibe trabalhos de artistas premiados no Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais

A Transarte tem o prazer de apresentar, a partir de 20 de junho de 2015, das 13h às 19h, a mostra dos artistas premiados na primeira edição do Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais. O júri de seleção, composto por Lena Peres, da Transarte, pela artista Maria Bonomi e pelo crítico e curador João Spinelli, selecionou obras de cinco artistas: Thiago Hattnher, Alexandre Teles, Julia Goeldi, Sandro Brasil e Alexandre Heberte. Eles receberam premiação em dinheiro, residência no atelier Maria Bonomi e aporte financeiro para produção.
Com objetivo de encontrar temáticas instigantes, como questionamentos de gênero e novas formas de representação, a premiação favorece a criação artística diferenciada, que não sofre aos apelos de modismos, nem se embasa nos valores oriundos do mercado de arte. O Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais, concebido pela Transarte, é uma produção totalmente independente, sem apoio financeiro governamental pensada somente para fomentar, vivificar, e pensar a arte brasileira desvinculada de todo e qualquer tipo de imposição estética, social, política, econômica e ou cultural.
A mostra é composta por uma série de pinturas de Thiago Hattnher, na qual linhas, formas e composições estruturadas carregam uma temática que sugere ambiguidade; por xilogravuras “pós-dadaístas” de Alexandre Teles, que se enquadram no questionamento político, tradição eterna dessa linguagem. Julia Goeldi apresenta seleção de águas fortes refinadas; os vídeos de Sandro Brasil trazem questionamentos em roteiros alegóricos fascinantes; e Alexandre Heberte exibe objetos híbridos criados através da tecelagem manual, com fibras de palha de seda, buriti e fibras sintéticas.
Apesar de estar restrita a participação apenas de artistas residentes em São Paulo, o Edital, divulgado através da página “Transarte Brazil” no Facebook, surpreendentemente, recebeu cerca de 400 inscrições de artistas de diversos estados brasileiros e países, como Espanha, Portugal, Argentina e Cuba. Pelo grande número de inscritos e pela qualidade dos trabalhos, a premiação, que visava premiar apenas um artista, acabou premiando cinco, que exibem seus trabalhos na sede da Transarte até 15 de agosto de 2015.

Serviço:
Exposição do Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais
Abertura: 20 de junho de 2015, das 13h às 19h
Período expositivo: 20 de junho a 15 de agosto de 2015
-
Transarte
Cerqueira Cesar: Alameda Santos, 1.518, conj. 71 e 72, tel. 3142-9975 e 98462-3434. Ter. a sex., 13h/20h; sáb., 13h/17h. www.transarte.net | www.facebook.com/TransarteBrazil
 
 
 

Comentários