Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

WEB TV VISUAL ARTV - “Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais”

 
 
 
 
“Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais
Seleção de Lena Peres, Maria Bonomi e João Spinelli
Abertura: sábado, 20 de junho de 2015, das 13h às 19h
TRANSARTE
 


Pintura "sem título", de Tiago Hattnher
Transarte exibe trabalhos de artistas premiados no Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais

A Transarte tem o prazer de apresentar, a partir de 20 de junho de 2015, das 13h às 19h, a mostra dos artistas premiados na primeira edição do Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais. O júri de seleção, composto por Lena Peres, da Transarte, pela artista Maria Bonomi e pelo crítico e curador João Spinelli, selecionou obras de cinco artistas: Thiago Hattnher, Alexandre Teles, Julia Goeldi, Sandro Brasil e Alexandre Heberte. Eles receberam premiação em dinheiro, residência no atelier Maria Bonomi e aporte financeiro para produção.
Com objetivo de encontrar temáticas instigantes, como questionamentos de gênero e novas formas de representação, a premiação favorece a criação artística diferenciada, que não sofre aos apelos de modismos, nem se embasa nos valores oriundos do mercado de arte. O Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais, concebido pela Transarte, é uma produção totalmente independente, sem apoio financeiro governamental pensada somente para fomentar, vivificar, e pensar a arte brasileira desvinculada de todo e qualquer tipo de imposição estética, social, política, econômica e ou cultural.
A mostra é composta por uma série de pinturas de Thiago Hattnher, na qual linhas, formas e composições estruturadas carregam uma temática que sugere ambiguidade; por xilogravuras “pós-dadaístas” de Alexandre Teles, que se enquadram no questionamento político, tradição eterna dessa linguagem. Julia Goeldi apresenta seleção de águas fortes refinadas; os vídeos de Sandro Brasil trazem questionamentos em roteiros alegóricos fascinantes; e Alexandre Heberte exibe objetos híbridos criados através da tecelagem manual, com fibras de palha de seda, buriti e fibras sintéticas.
Apesar de estar restrita a participação apenas de artistas residentes em São Paulo, o Edital, divulgado através da página “Transarte Brazil” no Facebook, surpreendentemente, recebeu cerca de 400 inscrições de artistas de diversos estados brasileiros e países, como Espanha, Portugal, Argentina e Cuba. Pelo grande número de inscritos e pela qualidade dos trabalhos, a premiação, que visava premiar apenas um artista, acabou premiando cinco, que exibem seus trabalhos na sede da Transarte até 15 de agosto de 2015.

Serviço:
Exposição do Edital Bolsa São Paulo de Apoio às Artes Visuais
Abertura: 20 de junho de 2015, das 13h às 19h
Período expositivo: 20 de junho a 15 de agosto de 2015
-
Transarte
Cerqueira Cesar: Alameda Santos, 1.518, conj. 71 e 72, tel. 3142-9975 e 98462-3434. Ter. a sex., 13h/20h; sáb., 13h/17h. www.transarte.net | www.facebook.com/TransarteBrazil
 
 
 

Comentários