Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

 Foto Leandro Moraes 

“Behind the Clothes”, criação da Plataforma Shop Sui, que transpõe para a cena movimentos de condicionamento do homem e os dispositivos da sociedade de consumo, faz últimas apresentações neste final de semana, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. A entrada gratuita. Com direção do bailarino e pesquisador Fernando Martins,“Behind the Clothes” reproduz diferentes traços de uma personalidade consumida por um sistema de repetição, onde movimentos, ações e reações parecem tão naturais que passam desapercebidos, mas escondem uma secreta linguagem. Como um reflexo do meio social, onde sucessivas e repetitivas representações condicionam o corpo, a rotina diária manifesta questões que impulsionaram os estudos do trabalho e a conversão dessa sensação em movimentos. Originalmente concebido como solo, em 2006, na Random Collision, organização fundada na Holanda, em parceria com outros seis coreógrafos, para da…

WEB TV VISUAL ARTV - FUNARTE - “Gustavo Speridião - Estudos Superficiais”

 
 
 
 
“Gustavo Speridião - Estudos Superficiais”
Curadoria de Guilherme Bueno
Abertura: Sábado, 20 de junho, às 11h
FUNARTE
 


Estudos Photosequence 09” e “Estudos Photosequence 00”
Funarte SP apresenta pesquisa de Gustavo Speridião realizada ao longo de 8 anos em 18 países

A Funarte São Paulo apresenta, no dia 20 de junho, às 11h, a exposição “Estudos Superficiais”, do artista carioca Gustavo Speridião. A mostra, cujo projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 - Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo, tem curadoria Guilherme Bueno, é composta pela série homônima de fotografias e um filme, produzidos ao longo de oito anos em 18 países. Na abertura, às 11h30, ocorre lconversa aberta com artista e curador.
A série “Estudos Superficiais”, que é exibida pela primeira vez no Brasil, já foi mostrada, em parte, na prestigiosa Maison Européenne de la Photographie, em Paris, em 2013. O conjunto é composto por 94 fotografias em preto e branco e um filme digital, também em preto e branco, de 55 minutos, resultado de pesquisa teórica e de campo, que exploram situações da vida cotidiana através de um olhar espirituoso e atento a composições formais. As obras foram produzidas entre 2006 e 2013 em 18 países: Brasil, Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Holanda, Alemanha, Polônia, Republica Tcheca, Hungria, Itália, Grécia, Turquia, Rússia, Marrocos e Egito.
As questões suscitadas pela produção de Speridião parecem bastante pertinentes em um contexto contemporâneo brasileiro e internacional em que artistas e pesquisadores frequentemente se deparam com questões que vão além do objeto artístico em si. A série possui linguagem acessível, sem os mata-burros da erudição nem os quebra-molas das citações frequentes. Por fim, a mostra representará um ponto de virada na carreira de Gustavo Speridião, que já expôs em outros estados e no e no exterior, mas essa seria sua primeira individual em uma instituição na cidade de São Paulo.

Serviço:
Exposição: “Estudos Superficiais”, de Gustavo Speridião
Curadoria de Guilherme Bueno
Abertura: 20 de junho, às 11h.
Bate-papo com artista e curador: 20/06/15, às 11h.
Período expositivo: 20/06/15 a 03/08/15

FUNARTE
Campos Elíseos: Al. Nothmann, 1.058, estação Santa Cecília do Metrô, tel. (11) 3662-5177. Diariamente, 14h/22h. www.funarte.gov.br
____________________________
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 - Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo

 
 
 
 

Comentários