Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança

Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança                                                                                  Foto Leandro Moraes (O Boi Voador)

Em temporada de duas semanas, de 11 a 20/7 (quintas, sextas e sábados, às 19h), a Plataforma Shop Sui apresenta no Centro de Referência da Dança – CRDSP – espetáculo com duas coreografias: a remontagem de “Meu Doce Estimado”, criada originalmente para o Cesta de Dança, projeto da Quasar Companhia de Dança (2012), e o mais recente trabalho, “O Boi Voador”,solo de Fernando Martins, bailarino e diretor da companhia. A entrada é gratuita. “Meu Doce Estimado” fala da relação entre dois indivíduos estagnados pelas dificuldades de comunicação, que os levam para um universo mais visceral onde atitudes humanas e animais se perdem na sua realidade estabelecida. Inspirado em fragmento de texto de Clarice Lispector e em ação da própria escritora, que reescreve seu próprio texto, re-lido entre haspas em outro…

WEB TV VISUAL ARTV - LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DA 1ª BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA - EM SÃO PAULO E CAMPINAS



VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS





LUCIANO MAGNO CONVIDA:

Prezados Caricaturistas do Interior de SP e da Capital SP
Integrantes do Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura, entre outros


LUCIANO MAGNO


Compareçam ao nosso evento - seja em Campinas (03 de Julho, essa sexta), ou em SP Capital (04 de Julho, esse sábado), para vcs já adquirirem o Catálogo que vcs fazem parte, com desenhos, fotos e citações

Assunto: o Lançamento do Livro "Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil" em São Paulo será em CAMPINAS no dia 03 de Julho, essa sexta (na Pandora Arte, R. Joaquim Novaes, 146 - Centro, Campinas - SP) a partir das 19 horas, e

em São Paulo, Capital, na GIBITERIA do Otavio (Praça Benedito Calixto, 158 - Pinheiros, SP), no dia 04 de julho, sábado, a partir das 16 horas.

Nos lançamentos, o livro será vendido com desconto.

Agradeço vcs darem tb uma força na divulgação. Compartilhando a noticia da nossa página no face: Bienal Internacional da Caricatura

Além de retratar a Saga dessa 1a Bienal, o Catálogo é um livro histórico também.

Vejam Release complementar abaixo.


Muito Obrigado e à sua disposição,

Luciano Magno
Autor e Organizador do  "Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil"
Tel:  21 - 98728-3880



..............................................................................


Assunto: Lançamento do livro: "Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil", livro de luxo em 304 páginas, com 50 capítulos (cada exposição e artista - um capítulo), e 800 imagens ao todo. Em formato de luxo, todo colorido em papel couché e de grande formato, 24 x 32 cm.  Cada capítulo, com um texto introdutório sobre a exposição e a biografia dos respectivos artistas.

O "Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil", um livro de arte de 304 páginas, em formato de luxo, todo colorido em papel couché e de grande formato, 24 x 32 cm, trata da Saga desse incrível evento, a "1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil", que apresentou cerca de 40 mostras e exposições sobre a arte da caricatura, nacional e estrangeira, em vários Estados do Brasil (totalizando 50 programações), com a participação de 180 artistas, inclusive internacionais. 

Traz referências à obra de 180 Artistas da caricatura, nacional e estrangeira. O catálogo mostra uma parte importante do caminho atual do desenho de humor, e o elo com o seu passado histórico.

Obra patrocinada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.  Preço nas livrarias: 98 reais. Preço nos lançamentos será com desconto.

Organização: Luciano Magno. Editado pela Gala Edições - Rio de Janeiro - 304 páginas, Cor, em papel couché e grande formato, 24 x 32 cm. Lançamento no Museu Nacional de Belas Artes. Tiragem: 1500 exemplares.

Esse novo lançamento é semelhante na qualidade ao livro "História da Caricatura Brasileira", também lançado por Luciano Magno, e que ganhou o Prêmio Jabuti na categoria "Livro de Arte/Fotografia" de 2013, mas com outro conteúdo, mais contemporâneo, pois apresenta a biografia de artistas da atualidade, além de históricos.

Contém em suas 304 páginas, 50 capítulos (cada exposição e artista - um capítulo), e 800 imagens ao todo. Mais uma vez, publicado em grande formato de luxo, colorido em papel couché. Cada capítulo, com um texto introdutório sobre a exposição e a biografia de eminentes e célebres artistas históricos e contemporâneos brasileiros e internacionais, da caricatura, a destacar, mestres mundiais dessa arte, o norte-americano Mort Walker (criador do Beetle Bailey, Recruta Zero, no Brasil), e o francês Gustave Doré, entre outros. Do Brasil, apresenta a biografia de artistas luminares, do passado e do presente, tais como: Manoel de Araújo Porto-Alegre, K. Lixto, J. Carlos, Raul Pederneiras, Sisson, Cavalcante, Cau Gomez, Guidacci, Genin Guerra, Lula Palomanes, Hermé e Zé Andrade, perfazendo um roteiro do século XIX ao XXI, da arte caricatural brasileira. 

Em anexo, imagens das 2 capas do "Catálogo da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil" (esse livro terá duas sobrecapas, e o público vai escolher e poder comprar a que quiser), e do meu livro anterior, a "História da Caricatura Brasileira".

Sobre a sobrecapa do Livro, em duas Versões: Tanto nas livrarias, quanto para o público da internet, será disponibilizado as duas versões, da sobrecapa: Uma com a caricatura de costumes, do tema carnaval, de autoria do artista histórico Calixto Cordeiro (K. Lixto) e a outra com a caricatura de Charles Chaplin, de Cavalcante (caricaturista de O Globo). A estratégia da escolha de ter duas sobrecapas, tem o intuito de evidenciar que a "1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil" foi um evento marcado com a presença de artistas "Históricos e Contemporâneos", brasileiros e mundiais, o que essas duas capas representam. ( O título e subtítulo do livro é "1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil - Tradição e Contemporaneidade"). 

E mais: Além do Rio de Janeiro, está sendo programado lançamentos em outros Estados, em São Paulo, Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com a presença do Organizador do Catálogo e da Bienal, Luciano Magno. Haverá ainda lançamentos no Norte e Nordeste, capitaneados por caricaturistas e cartunistas que participaram desse fantástico evento: no Pará, J. Bosco e Biratan Porto; Ceará, por Cival Einstein; Alagoas, Hércules Mendes; Piauí, Jota A, entre outros. 

Acompanhem as Novas Notícias.

Obrigado,

Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Muruci)
Autor do livro História da Caricatura Brasileira
Organizador do  "Catálogo e da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil"
Editor da Gala Edições de Arte
End: Av. N. Sra. de Copacabana 968 / 1202
Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Tel:  21 - 98728-3880




1ª BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA – BRASIL 2013-2014

  Apresentada simultaneamente em vários Estados do Brasil, a Bienal Internacional da Caricatura foi o primeiro evento realizado em nível nacional pelos cartunistas e caricaturistas brasileiros, exibindo exposições e promovendo debates desde o Rio Grande do Sul ao Estado do Pará. Com a idealização do caricaturista e historiador Luciano Magno, autor do livro “História da Caricatura Brasileira”, e o apoio do Centro Cultural Justiça Federal, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República e de outras instituições, a Bienal se firmou como um dos maiores eventos do mundo, com 40 mostras históricas e contemporâneas apresentadas no território nacional, entre mais de 50 programações. Inaugurada em 27 de novembro de 2013, exibiu artistas como o patrono Manoel de Araújo Porto-Alegre, K. Lixto, J. Carlos, Sisson, Cavalcante, Cau Gomez, Guidacci, Genin Guerra, Mort Walker, Lula Palomanes e Zé Andrade, entre outros, que tiveram mostras
individuais.
  Sobre a França, a 1a Bienal apresentou a obra de caricaturistas franceses, que estão agora referenciados no Catálogo a ser lançado: Gustave Doré, Carlos Brito, Bernard Bouton, e prestará tb uma homenagem aos cartunistas franceses da revista CHARLIE HEBDO.
  A Bienal instituiu o “Troféu Seth” e o “Troféu Luiz Peixoto”, homenageando mestres da história da nossa caricatura e da animação brasileira. Com a participação de artistas internacionais, a 1ª Bienal Internacional da Caricatura, vencedora do Troféu HQMix de Melhor Festival de Humor de 2013, mostra uma parte importante do caminho atual do desenho de humor nacional e do mundo, e o elo com o seu passado histórico.

...........................................................................

SOBRE o Organizador e Autor do Livro:

LUCIANO MAGNO

LUCIANO MAGNO
Caricaturista, Historiador, Autor da História da Caricatura Brasileira e Organizador da 1ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil.

Luciano Magno (pseudônimo de Lucio Muruci), nascido no Rio de Janeiro, tem dedicado sua vida à arte da caricatura. Em 2012, lançou o primeiro volume da obra “História da Caricatura Brasileira”, em 528 páginas e 90 capítulos, que recebeu diversos prêmios – dentre os quais o Prêmio Jabuti 2013, na categoria Livro de Arte/Fotografia e o Troféu HQMix como “Grande Contribuição”, da Associação dos Cartunistas do Brasil, sendo ainda considerado um dos 12 melhores livros do ano de 2012 pela crítica especializada de um dos principais jornais brasileiros, O Globo. 

Como historiador teve o mérito, na referida obra, de ter feito a descoberta da primeira charge nacional, uma vez que levantou, revelou e classificou uma charge anônima, publicada em 1822, no jornal O Maribondo, de Recife, como a primeira caricatura brasileira, estabelecendo a data de 25 de julho de 1822 como o novo marco inaugural e fundador dessa arte no país. Idealizador da 1ª Bienal Internacional da Caricatura, realizada no biênio 2013-2014, Editor e Coordenador Editorial da Gala Edições de Arte e autor da História da Caricatura Brasileira, preparada em vários volumes, sobre a história da nossa caricatura desde os primórdios aos dias de hoje, lançou o Projeto Museu da Caricatura Brasileira, que tem o objetivo de preservar e resgatar a memória e o acervo histórico dos caricaturistas e chargistas nacionais.

Comentários