Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança

Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança                                                                                  Foto Leandro Moraes (O Boi Voador)

Em temporada de duas semanas, de 11 a 20/7 (quintas, sextas e sábados, às 19h), a Plataforma Shop Sui apresenta no Centro de Referência da Dança – CRDSP – espetáculo com duas coreografias: a remontagem de “Meu Doce Estimado”, criada originalmente para o Cesta de Dança, projeto da Quasar Companhia de Dança (2012), e o mais recente trabalho, “O Boi Voador”,solo de Fernando Martins, bailarino e diretor da companhia. A entrada é gratuita. “Meu Doce Estimado” fala da relação entre dois indivíduos estagnados pelas dificuldades de comunicação, que os levam para um universo mais visceral onde atitudes humanas e animais se perdem na sua realidade estabelecida. Inspirado em fragmento de texto de Clarice Lispector e em ação da própria escritora, que reescreve seu próprio texto, re-lido entre haspas em outro…

WEB TV VISUAL ARTV - SESC BELENZINHO - EXPOSIÇÃO - IMATERIALIDADE - 1º DE JULHO








Convite


I M A T E R I A L I D A D E
Exposição nSesc Belenzinho

Curadoria de Adon Peres Ligia Canongia

Dia 1º de julho, quarta, às 21h
R. Padre Adelino, 1000. Tel: (11) 2076-9700


Release
Sesc Belenzinho inaugura Imaterialidade, exposicão de arte contemporânea

Sesc Belenzinho inaugura no dia 1º de julho (quarta, às 21h), a exposição  internacional Imaterialidade, que fica em cartaz até o dia 27 de setembro. Com curadoria de Adon Peres Ligia Canongia, a mostra de arte contemporânea traz diferentes artistas cujos trabalhos evocam a desmaterialização, a sublimação da matéria, ou, artistas que têm o impalpável como elemento principal do trabalho - som, luz, ar, palavra.

Imaterialidade é composta por 22 obras, assinadas por artistas brasileiros - Brígida Baltar, Carlito Carvalhosa, Fabiana de Barros & Michel Favre, José Damasceno, Laura Vinci, Marcius Galan, Marcos Chaves, Paola Junqueira, Paulo Vivacqua e Waltercio Caldas - e de outras nacionalidades - Anthony McCall (Inglaterra), Ben Vautier (Itália), Bruce Nauman (EUA), Ceal Floyer (Paquistão) François Morellet (França), James Turrell (EUA), Keith Sonnier (EUA) e Ryan Gander (Inglaterra).

A exposição mostra os artistas em questão que lidam com esses dois modos de relacionamento com a obra de arte - a questão da "matéria" ou da "não matéria”, onde pode ou não haver uma materialidade concreta. Adon Peres comenta como o espectador se defrontará com essas duas maneiras de percepção artística: “no primeiro caso, se estabelece uma relação específica sujeito-objeto, na qual prevalece certo distanciamento, diferente do segundo, principalmente nas instalações, onde o espectador é literalmente imerso na atmosfera da obra”.

Como afirma Ligia Canongia, a curadoria foi em busca de uma “arte que supõe a visibilidade além do visível, a sensibilidade além dos efeitos físicos das coisas, que trafega através e entre os corpos; situações em que a materialidade perde contornos e se torna fluida e diáfana”. Ela ainda explica que a proposta sensorial dessa exposição, é a provocação do vazio, da falta, dos intervalos, do vapor e do ar que existe entre todas as coisas, e que nos cerca todo o tempo. “A obra de arte supõe a qualidade de algo que está além de sua presença física, contudo há artistas que trabalham a imaterialidade na constituição mesma das obras, tratam o imaterial como ‘matéria’, explorando estados físicos intermediários que escapam às questões de volume ou espessura e investigam os limites de outras ‘matérias’ insondáveis”.

SERVIÇO

Exposição: Imaterialidade
Curadoria de Adon Peres e Ligia Canongia
Abertura: 1º de julho de 2015. Quarta, às 21h
Visitação2 de julho a 27 de setembro de 2015Terça a sábado, das 10h às 21hDomingo e feriado, das 10h às 19h30
Grátis. Livre.
Agendamento/grupos: (11) 2076 9704 ou agendamento@belenzinho.sescsp.org.br
Realização: Sesc

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP)Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho
Estacionamento: R$ 6,00 (não matriculado); R$ 3,00 (matriculado no SESC).


Assessoria de imprensa
Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro / Bia Salgado
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181

Comentários