Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança

Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança                                                                                  Foto Leandro Moraes (O Boi Voador)

Em temporada de duas semanas, de 11 a 20/7 (quintas, sextas e sábados, às 19h), a Plataforma Shop Sui apresenta no Centro de Referência da Dança – CRDSP – espetáculo com duas coreografias: a remontagem de “Meu Doce Estimado”, criada originalmente para o Cesta de Dança, projeto da Quasar Companhia de Dança (2012), e o mais recente trabalho, “O Boi Voador”,solo de Fernando Martins, bailarino e diretor da companhia. A entrada é gratuita. “Meu Doce Estimado” fala da relação entre dois indivíduos estagnados pelas dificuldades de comunicação, que os levam para um universo mais visceral onde atitudes humanas e animais se perdem na sua realidade estabelecida. Inspirado em fragmento de texto de Clarice Lispector e em ação da própria escritora, que reescreve seu próprio texto, re-lido entre haspas em outro…

WEB TV VISUAL ARTV - ARTE CONTEMPORÂNEA -Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR


VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES PLÁSTICAS









ARTE CONTEMPORÂNEA


Últimos dias da exposição ‘Por Contato’ no MAR
Projeto pioneiro de artistas pernambucanos exibe trabalhos de fotógrafos surdos; mostra gratuita segue até domingo e museu ganha sinal em libras no sábado

O Rio tem até domingo (5/7) para a conferir a exposição Por Contato, que reúne trabalhos de fotógrafos surdos pernambucanos.  Em cartaz no Museu de Arte do Rio - MAR, a mostra reúne 73 imagens produzidas a partir do pioneiro projeto FotoLibras. Na abordagem, a fotografia se transforma em voz para quem não ouve, ampliando as possibilidades e diálogo com o entorno. Integrando as atividades de encerramento, às 15h do sábado (4/7), o MAR ganha seu próprio sinal em libras.

O conceito de fotografia participativa adotado pelo FotoLibras foca na capacitação para documentar e divulgar ideias e percepções sobre o mundo. “Voz” é uma metáfora para descrever o poder de comunicar, dialogar e participar em decisões políticas, sociais e culturais. O projeto conduzido por artistas do grupo GEMA permitiu a formação de uma geração de fotógrafos surdos em Pernambuco.

Sobre o GEMA

O GEMA (Grupo de Educação e Mudança pela Arte) é uma entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais a partir da fotografia participativa. Estimula a produção, uso e leitura da imagem de forma criativa, lúdica e crítica, a fim de construir uma sociedade mais justa e inclusiva. É composto pelos artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima.
Batismo
A partir das 15h do sábado (4/7), o MAR ganhará seu próprio sinal em libras. "Há quase dez anos o FotoLibras busca diminuir a barreira entre surdos e ouvintes através de ações com fotografia participativa. Este ato que o Museu de Arte do Rio -MAR promove é um símbolo importante, marca um passo que o museu dá no sentido de ampliar a integração entre essas duas culturas”, observa Eduardo Queiroga, integrante do GEMA. “É um grande passo para uma sociedade mais igualitária e deve ser difundido por todos espaços culturais. Entender a função de um museu acessível e se apropriar dele é nossa proposta aos surdos do Rio de Janeiro e aos visitantes em geral”, explica a produtora Gisele Silgom.
SERVIÇO

Por Contato (exposição do Projeto FotoLibras)
Onde: Museu de Arte do Rio - MAR (Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro)
Quando: até domingo 5/7 (batismo em libras do MAR no sábado 4/7 às 15h)
Visitação: de terça a domingo das 9h às 18h. Entrada gratuita.
Informações: (21) 30312741 ou www.museudeartedorio.org.br

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz
Assessoria de imprensa/PR
Por Contato (exposição do projeto FotoLibras)
11 953839717

IMAGENS




Comentários