Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

WEB BTV VISUAL ARTV - PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL ZACARIAS EM SETE LAGOAS/MG




PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL ZACARIAS em SETE LAGOAS/MG












Sete Lagoas comemora realização do 1º Festival Veredas de Humor
Evento acontece entre os dias 01 e 12 de outubro e tem exposição de charges e ilustrações, além de diversos eventos culturais paralelos e gratuitos distribuídos pela cidade.

Sete Lagoas como fomentador da cultura através da arte da charge, cartoon e caricatura. Um grande passo foi dado em 2015 para que a cidade se tornasse, oficialmente, cidade matriz de um festival que contemplasse todas essas formas de humor e reflexão: o “Festival Veredas de Humor: Sete Lagoas”, que acontece no período de 01 a 12 de outubro, de forma totalmente gratuita e aberta ao público.
O evento é uma iniciativa do Instituto Veredas de Cultura e Multimídia e para que o mesmo pudesse ser realizado em sua plenitude, o apoio daPrefeitura Municipal de Sete Lagoas através da Secretaria de Cultura e Comunicação tem sido essencial, visto que a administração municipal está diretamente envolvida em grande parte das produções culturais – o Festival Veredas de Humor se propõe a desenvolver e envolver a comunidade local em movimentos integrados à participação de artistas em atividades ao ar livre em espaços culturais já existentes na cidade – praças, ruas e alamedas – para que o evento seja reconhecidamente democrático e acessível a toda a população local e visitantes.

O festival é formado por diversos acontecimentos: nos dias 01 e 02 acontecerá o 1º Salão Veredas de Humor Gráfico, no Hotel Spa Promenade Veredas. Já no dia 03, a premiação dos vencedores será realizada no mesmo local, em solenidade fechada. Paralelamente, durante todo o período do evento, várias outras atividades culturais acontecerão em diferentes pontos da cidade (vide cronograma ao final). Vale lembrar que o salão será itinerante e logo após o dia 04/10 ele será transferido para o Shopping Sete Lagoas. Outras cidades e até outros países já se interessaram, através de contatos de institutos ligados à cultura, a expor as obras.
A cada ano, o Festival abordará um tema de relevância para embasar a realização do concurso de charge, cartum e caricatura nas modalidades profissional e amador. O tema de 2015 será o jogo linguístico “AGUAI”, inspirado em um poema de Carlos Botelho e que representa a união do espírito sertanejo e mineiro, da nossa cidade, com o ambiente de arte e humor que será promovido pelo evento.
O Instituto Veredas de Cultura e Multimídia foi idealizado e criado pela arquiteta  Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura, juntamente com uma equipe multidisciplinar como  Dmtrius Cotta, curador e artista plástico das galerias Myralda e Fernandino Junior, a psicóloga Maria Francisca Naghetini, o produtor e cineasta Capucci Junior, o dançarino e coreógrafo Alan Keller, a  pedagoaga Sandra Capucci, a publicitária Cristiane Avelar, o engenheiro e consultor Carlos Botelho e Celenia Tavares, designer gráfica.
Segundo Dmtrius Cotta, o desenvolvimento cultural decorrente do “1º Festival Veredas de Humor” abrirá uma nova página na história da cidade - possivelmente a nível internacional - além de promover um encontro de populações e comunidades com o intuito de fazer parte do calendário de eventos anuais marcantes no município de Sete Lagoas. “O Festival tomou uma dimensão grandiosa. As inscrições e trabalhos chegavam a todo momento, vindo de diversas partes do mundo. Guardadas as devidas proporções, o salão já está sendo comparado, em dimensões geográficas alcançadas, aos salões internacionais de grandes cidades”, explica Demétrius. “O mérito deste sucesso traz resultados positivos obviamente, pois já recebemos propostas de apresentá-lo até em Hong Kong e no Sirilanka”, continua o curador. “Sete Lagoas se orgulha de protagonizar este grande evento cosmopolita e vai brindar o sucesso com grandes artistas de renome nacional e internacional, que estarão presentes para nos prestigiar”, comemora Demétrius.

Seleção dos Trabalhos
215 artistas enviaram seus trabalhos para o Festival. Mais de 500 ilustrações, entre cartoons, charges e caricaturas fizeram parte da pré-seleção. E no dia 21 de setembro, os cinco membros de uma comissão avaliadora local - composto por artistas plásticos, ilustradores e designers gráficos de Sete Lagoas -, fizeram a seleção dos 150 finalistas, que terão seus trabalhos expostos no salão nos dias 01 e 02 e concorrerão à premiação.
Trabalhos de artistas do mundo inteiro estão participando: a comissão do festival recebeu obras de 36 países, dentre os quais EUA, Espanha, Itália, França, Portugal, Chipre, Irã, Israel, Austrália, Rússia, Ucrânia, Azerbaijão, Bahrain, Romenia, Servia, Turquia, Polonia, Bulgária, República da Macedônia, etc


Votação e Premiação
Toda a programação do Festival é aberta ao público e gratuita. A comunidade poderá participar da votação dos trabalhos que estarão expostos no 1º Salão Veredas de Humor Gráfico. A votação acontecerá nos dias 01 e 02, no Hotel SPA Promenade Veredas (ao lado do Shopping Sete Lagoas), nos horários de 9h às 20h.
Através da votação de júri técnico convidado e da votação popular, serão escolhidos os vencedores da mostra competitiva do festival nas categoriasCartum, Charge, Caricatura (profissional e amador), Premio Escola e Voto Popular. Além de um troféu desenvolvido e modelado pelo artista Capucci Junior, através da mais alta tecnologia de impressão 3D, e exclusivo para o Festival, também serão distribuídos mais de vinte mil reais em prêmios aos primeiros colocados. Além da votação popular, estarão em Sete Lagoas artistas plásticos, cartunistas e ilustradores conhecidos nacionalmente, que vão compor o time de jurados técnicos: Lute (MG); Duke (MG); Alves (MG); Erthal (RJ); Aragão (MG); Márcio Leite (MG) e Luciano Magno (RJ).
Durante a realização do evento, homenagens às personalidades humorísticas que representam Sete Lagoas também serão feitas.

Patrocinadores e Apoiadores
A premiação aos vencedores do “1º Festival Veredas de Humor: Sete Lagoas” só será possível devido ao patrocínio de empresas que acreditam na força da cultura como fomentador de educação e conhecimento. São elas: Hotel Promenade Veredas, Petrolub, Una Sete Lagoas, Grupo Calsete, Cimento Nacional, Belmore Acabamentos, Shopping Sete Lagoas, ​Pró-Flora, Grupo Foco, Vila Zafferano Restaurante, Pátio Lagoa Shopping, ACI Sete Lagoas. O evento também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e apoio cultural da 

Em 27 de setembro de 2015 10:50, trapinhas <trapinhas@dglnet.com.br> escreveu:

Comentários