Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - 28º TROFÉU HQMIX 2016 - OS MELHORES DE 2015



Os melhores de 2015 – 28º Troféu HQMIX

ACESSE O LINK ABAIXO - OS MELHORES 2015 - 28º TROFÉU HQ MIX

Troféu HQMIX - O Oscar dos Quadrinhos no Brasil

A cerimônia do “Oscar” dos quadrinhos brasileiros acontecerá no dia 3 de setembro, às 19 horas, no teatro do Sesc Pompeia
Evento contará com a apresentação do jornalista Serginho Groisman, intervenções do Quarteto do Programa do Jô e MZK na discotecagem

Artista plástico Olintho Tahara esculpiu a personagem Super-Mãe, de Ziraldo

São Paulo, 15 de agosto de 2016 - Artistas e publicações que se destacaram em 2015 serão premiados durante a 28ª edição do Troféu HQMIX – evento considerado o “Oscar” dos quadrinhos brasileiros. A entrega dos prêmios será realizada no dia 3 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, no teatro do Sesc Pompeia. Será uma festa destinada aos apreciadores da arte, que contarão, durante o evento, com a apresentação do jornalista Serginho Groisman, intervenções do Quarteto do Programa do Jô e a performance do DJ MZK na discotecagem.
Os ganhadores do prêmio foram escolhidos entre os mais de 2.000 lançamentos da área dos quadrinhos, em 2015, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
A cada ano, a estatueta do troféu é modificada, para homenagear um grande personagem dos quadrinhos e do Humor Gráfico brasileiro. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu a personagem Super-Mãe, de Ziraldo.
Na entrega do troféu, Alice Takeda será homenageada como diretora de arte de um estúdio de quadrinhos - a profissional trabalha há mais de 40 anos no Estúdio Mauricio de Sousa, em que comanda mais de 100 desenhistas e roteiristas para a produção de cerca de uma revista por dia.
Também será homenageada, como Grande Mestre dos Quadrinhos, a desenhista Eva Furnari (veja biografia resumida abaixo).
Como Grande Contribuição para a imagem dos quadrinhos no Brasil, o cartunista MAXX e seu grupo “Super-Heróis da Alegria”, que visitam hospitais vestidos de super-heróis para alegrar, principalmente, as crianças doentes, terá seu reconhecimento com o troféu. MAXX perdeu uma perna e a mobilidade de sua mão direita em um acidente de moto, e saiu da depressão com esse projeto.
A Comissão Organizadora do 28º Troféu HQMIX é composta pelos profissionais Gualberto Costa e JAL (presidentes), Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro e Will.
Categoria Teses Acadêmicas
O Troféu HQMIX foi o primeiro no mundo a premiar teses acadêmicas — TCCs, trabalhos de Mestrado e teses de Doutorado — provenientes de diferentes universidades; a maioria de universidades federais de vários estados brasileiros. Mais uma vez, esses trabalhos caracterizaram-se pelo alto nível de pesquisa. A comissão tem um critério de avaliação que se resume nos seguintes itens: Ineditismo do Tema, Estrutura do Trabalho, Metodologia, Contribuição para a Área, Redação e Apresentação Visual (diagramação, iconografia etc.). Os temas vencedores refletem atualidade e ousadia e contribuem para o enriquecimento da bibliografia brasileira de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico. Essa categoria terá divulgação dos vencedores no dia 03 de setembro.
Os trabalhos são analisados pela seguinte comissão: Profa. Dra. Sonia M. Bibe Luyten (presidente da comissão), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Profa. Dra. Andrea Nogueira, Prof. Dr. Nobu Chinen e Mestre Maria Cristina Merlo.
Sobre Eva Furnari 
Escritora e ilustradora desde 1980, Eva Furnari tem 60 livros publicados. Nasceu em Roma, Itália, em 1948, e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Formou-se em Arquitetura, foi professora de artes, trabalhou como desenhista em revistas e publicou histórias da Bruxinha na Folhinha de São Paulo por muitos anos. Tem livros adaptados para o teatro e publicados em diversos países. Muito premiada em sua carreira, com destaque para sete Prêmios Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e oito premiações pela FNLIJ. Também recebeu o Prêmio APCA pelo conjunto da obra.

Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

LISTA DE PREMIADOS
Desenhista Nacional
Rogério Coelho (Graphic MSP Louco – Fuga e O Barco dos Sonhos) - Panini e Positivo

Roteirista Nacional
Lillo Parra (Descobrindo o Novo Mundo e La Dansarina) – Nemo e Quadro a Quadro

Novo Talento Desenhista
Camila Torrano (Fábulas e Spam) - Zarabatana

Novo Talento Roteirista
Zé Wellington (Steampunk Ladies – Vingança a Vapor) - Draco

Colorista/Arte-Finalista
Cris Peter (Casanova - Avaritia VOL 3, Pétalas e Projeto Manhattan – Volume 1) - Panini, Marsupial/Jupati e Devir Publicação

Infantil
Chico Bento 2ª Série - # 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 - Panini

Publicação Juvenil
Graphic MSP Turma da Mônica - Lições - Panini

Publicação de Clássico
Zodiako Premium - Opera Graphica

Publicação de Humor
Guia Culinário do Falido em Quadrinhos - Balão

Publicação de Humor Gráfico
Ah, como era boa a Ditadura... - Quadrinhos na Cia

Publicação Mix
O Rei Amarelo em quadrinhos - Draco

Publicação de Aventura, Terror e Fantasia
Lavagem - Mino

Edição Especial Nacional
La Dansarina - Quadro a Quadro

Edição Especial Estrangeira
Pílulas azuis - Nemo

Minissérie (empate)
Ditadura no Ar #4 - Independente 
Pátria Armada # 1, 2 - Instituto HQ

Publicação Independente de Autor
Beco do Rosário Vol 1 - Independente

Publicação Independente Edição Única
Uma Aventura de Verne & Mauá – Mil Léguas Transamazônicas - Independente

Publicação Independente de Grupo
O Gralha – Artbook - Independente

Publicação Erótica
Caravaggio – A Morte da Virgem - Veneta

Especial Manga
Quack – Patadas Voadoras - Draco

Livro Teórico
Imageria – O nascimento das histórias em quadrinhos por Rogério de Campos - Veneta

Publicação de Tiras
Will Tirando N° 1 - Independente

Projeto Editorial
O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 - Independente

Evento
2º Comic Con Experience - 2015 - São Paulo

Exposição 
Exposição Beco do Rosário - Galeria Hipotética - Porto Alegre/RS

Adaptação para outra Linguagem
Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello - Projeto Cena HQ (Teatro) - Quadrinhofilia e Vigor Mortis

Adaptação para os Quadrinhos
Dois Irmãos - Quadrinhos na Cia

Destaque Internacional
Marcello Quintanilha (Tungstênio e Talco de vidro) - Editora Polvo

Editora do Ano
MINO

Web Tiras

Web Quadrinhos

Grande Mestre dos Quadrinhos
Eva Furnari

Grande Contribuição
Maxx e os Super-Heróis da Alegria

Grande Homenagem
Alice Takeda – diretora de arte dos Estúdios Mauricio de Sousa

SERVIÇO:
Entrega do 28º Troféu HQMIX
Data: 3 de setembro de 2016
Horário: 19 horas
Local: Teatro do Sesc Pompeia
Endereço: Rua Clélia 93 – São Paulo - SP
Evento gratuito: Retirada de ingressos no dia do evento, na bilheteria do Sesc Pompeia



Comentários