Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade

Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade
 “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que encerra o VU, em São Paulo, na Casa das Rosas.Foto Fábio Pazzini
Nesta sexta, dia 19 de abril, o XII festival internacional Visões Urbanas, que desde o início do mês vem espalhando dança em espaços abertos pela cidade, se despede de São Paulo com o “Urbaninhas”, uma programação voltada especialmente para o público infantil. Em um cenário não menos especial - os belos jardins da Casa das Rosas -, a partir das 11h, se apresentam o Grupo Caixa de Imagens, com a delicada boneca Gilda, em “Travessia”, seguido da criação de Lara Dau Vieira, “O Corpo no Desenho”, e por último, “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que concebe e produz o Festival anualmente. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo por Carlos Gaúcho, a pequena boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula - a atriz  Mônica Simões -, e quer dar uma flor para quem interagem com ela.…

VISUAL-ARTV - Companhia de Danças de Diadema leva infanto juvenil ao Palácio das Artes de Praia Grande


A Mao do Meio - Sinfonia Lúdica -foto de Osmar Lucas 


cid:image001.jpg@01CFC06B.7DCB68B0

Companhia de Danças de Diadema leva
infanto juvenil ao Palácio das Artes de Praia Grande

A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica: https://www.youtube.com/watch?v=gdp8XGtRBVA


A Mao do Meio - Sinfonia Lúdica -foto de Osmar Lucas -b.jpgCompanhia de Danças de Diadema apresenta, no dia 11 de agosto (quinta, às 14h e às 20h), o espetáculo A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica noPalácio das Artes, em Praia Grande (SP), com ingressos grátis.

A montagem infantojuvenil foi concebida e coreografada em dupla por Michael Bugdahn e Denise Namura, tendo direção geral assinada por Ana Bottosso.

Esta apresentação foi viabilizada com apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo). A companhia vai ministrar também o workshop Dança Contemporânea e Jogos Lúdicos, destinado a pessoas maiores de 12 anos, com inscrição grátis. Dia e horário sob consulta pelo telefone (11) 98038-5557.

O enredo retrata a experiência da descoberta do próprio corpo, das mãos e dos pés. É uma história de gestos contada por meio da dança, incluindo algumas cenas com o artifício da luz negra. Bailarinos e público embarcam na fabulosa aventura de uma “mão” que - fascinada por todo tipo de movimento - parte em busca da descoberta do corpo e, pouco a pouco, torna-se uma verdadeira colecionadora de gestos.

Segundo os coreógrafos, o espetáculo é uma sinfonia lúdica composta por movimentos, sons e luzes que faz o público mergulhar em um mundo feito poesia, onde situações do cotidiano se transformam em mágica num piscar de olhos, onde gestos simples provocam imagens surpreendentes e sensações inéditas.

Michael Bugdahn explica que A Mão do Meio Sinfonia Lúdica conta uma história que envolve o nascimento, a descoberta do corpo e da vida. Também fala sobre as diferenças físicas entre as pessoas, que nem sempre são relevantes. “Todos vão compreender que não é preciso ser um super-herói para viver experiências incríveis e enriquecedoras”, comenta.

Michael Bugdahn é alemão e Denise Namura brasileira. O casal, convidado para esta montagem, vive em Paris, onde tem uma companhia de dança. Este é o segundo trabalho que eles assinam para a Companhia de Danças de Diadema (o primeiro foi La Vie en Rose???, que foi apresentado em Paris, recentemente)  “Eles têm uma estética primorosa que explora a mímica, os detalhes minimalistas, os gestos, os movimentos do cotidiano: características ideais para um espetáculo infantil”, afirma Ana Bottosso, ao comentar sobre o convite à dupla de coreógrafos.

A Mão do Meio Sinfonia Lúdica é a segunda montagem da Companhia de Danças de Diadema criada para o público infantil. Em 2010, produziu Meio em Jogo (de Ivan Bernardelli e Francisco Júnior).

Ficha técnica

Espetáculo: A Mão do Meio Sinfonia Lúdica
Com: Companhia de Danças de Diadema
Concepção e coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura
Ideia original, texto e dramaturgia: Michael Bugdahn
Direção geral: Ana Bottosso
Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Assistente de coreografia: Carolini Piovani
Desenho de luz, trilha sonora e pesquisa musical: Michael Bugdahn
Vozes em off: Roberto Mainieri e Denise Namura
Concepção de cenário, adereços e figurino: Michael Bugdahn e Denise Namura
Confecção de cenário e adereços: Fábio Marques
Confecção de figurino: Cleide Aniwa
Operação de luz: Silviane Ticher
Sonoplastia e assistência de produção: Renato Alves
Professor de dança clássica: Eduardo Bonnis
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Elenco: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Jean Valber, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.
Apoio: ProAC

IMAGEM

A Mão do Meio (luz negra) -foto de Silvia Machado 

A Mão do Meio -foto de Silvia Machado 

A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica - Foto Osmar Lucas 

A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica - Foto Silvia Machado 

Serviço

11 de agosto. Quinta, às 14h e 20h
Palácio das Artes – Teatro Serafim Gonzalez
Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão - Praia Grande/SP
Ingressos: Grátis. Classificação: Livre. Informações: (13) 3496-5719
Possui acessibilidade. Ar condicionado. 523 lugares

Workshop: Dança Contemporânea e Jogos Lúdicos – Grátis. Classificação: 12 anos. Informações sobre dia e horário: (11) 98038-5557.

Próxima apresentação de A Mão do Meio Sinfonia Lúdica
25 de agosto. Quinta, às 14h e 20h
Teatro Municipal Politheama Rua Barão de Jundiaí, 176 - Centro - Jundiaí/SP Ingressos: Grátis. Classificação: Livre.

Assessoria de Imprensa - VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br


Comentários