Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - “Ninfas do Tietê” e “Amores que abrem a Terça Aberta no Kasulo

“Ninfas do Tietê” e “Amores que |  |” abrem a Terça Aberta no Kasulo                                                                                                               “Amores que |  |” – Foto Florido A primeira Terça Aberta no Kasulo do ano traz dois trabalhos inusitados: “Ninfas do Tietê”, uma videoperformance, com direção de Sol Faganello e Tati Caltabiano, criada a partir das poesias (ou cantos) de Natália Nolli Sasso, que integram o livro homônimo lançado em 2018 pela Editora Moinhos (BH); e “Amores que |   |”, trabalho ainda em processo de investigação, dirigido pelo artista multimídia Florido com outros seis performers convidados. Nem musas nem divas, as Ninfas do Tietê são figuras que vivem às margens do rio que atravessa São Paulo. Exibida pela primeira vez na Mostra Solo // Mulheres, (Teatro Conteiner), no lançamento do livro de Natália Nolli Sasso, a vídeoperformance traz, além da autora do livro e as duas diretoras, mais quatro intérpretes-criadores -  Ana Zeppa, Cí…

VISUAL ARTV / MAC - OS DESÍGNIOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL - CURADORIA DE JOSÉ ANTONIO AMORIM

OS DESÍGNIOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
Exposição elege a pintura como linguagem e a paisagem brasileira como tema para nove artistas selecionados


O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir de 25 de março às 11 horas, a exposição Os desígnios da arte contemporânea no Brasil, reunindo trabalhos recentes de nove artistas brasileiros, provenientes de diferentes regiões do Brasil, que têm em comum a pintura como principal linguagem de suas pesquisas ainda que por vezes seus trabalhos caminhem por outros meios. O curador José Antônio Marton selecionou artistas que já possuem uma caligrafia própria com um trabalho mais maduro, mesmo que alguns deles sejam muito jovens. “É notório que os jovens artistas que escolhem a tela como seu principal suporte estejam se transformando nas meninas dos olhos de colecionadores, galeristas e críticos encarregados dos principais prêmios de arte do país”, diz o curador.

Alan Fontes, Ana Prata, Fernando Lindote, James Kudo, Paulo Almeida, Rodrigo Bivar, Sergio Lucena, Tatiana Blass e Ulysses Boscolo foram convidados a participar do projeto realizando trabalhos que evocassem uma região ou paisagem específica do Brasil, constituindo uma mostra genuinamente pluralDaí termos o “Corcovado” sob o ponto de vista de Ana Prata, a Copacabana, de Tatiana Blass, os Lençóis, de Rodrigo Bivar, as Cataratas, de Alan Fontes, ou ainda o Ibirapuera, de Paulo Almeida.

A exposição traz a pintura novamente para o foco do diálogo sobre a arte contemporânea. Para o curador, “a diversidade e a busca por uma ressignificação de termos são aspectos centrais da produção, ainda com base forte em práticas e elementos visuais como a transgressão do suporte, mas também com a associação com mídias alternativas, espelhando a sociedade globalizada”.

Para Ana Magalhães, curadora e docente do MAC USP, “os artistas que lançam mão da pintura no Brasil são muitos e o fazem de formas muito diferentes, combinando-a com outros meios como a gravura, a fotografia e o vídeo, por vezes para rever determinados gêneros tradicionais, como é o caso da paisagem brasileira nessa mostra”.

Além da exposição, a publicação de um livro exibe e registra tanto as obras realizadas especificamente para o projeto como um conjunto maior da produção de cada um dos artistas selecionados.


Exposição:                          Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil
Curadoria:                          José Antônio Marton
Abertura:                            25 de março de 2017, a partir das 11 horas
Encerramento:                 30 de julho de 2017
Funcionamento               Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254 (recepção) - 11 2648.0258 (educativo)                      
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br

Mac

imprima com responsabilidade

Comentários