Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - GALERIA MARCELO GUARNIERI - sala 1 | LIUBA sala 2 | Claudia Jaguaribe - Encontro com LIUBA

GALERIA  MARCELO GUARNIERI


Galeria Marcelo Guarnieri sala 1 | LIUBA sala 2 | Claudia Jaguaribe - Encontro com LIUBA abertura 15 de março de 2019 / 19h - 22h período de exposição 15 de março – 11 de maio de 2019  Alameda Lorena, 1835 São Paulo, Brasil



infowww.galeriamarceloguarnieri.com.br
A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta na sua sede de São Paulo a segunda exposição individual da artista búlgara radicada brasileira LIUBA. A sala será ocupada por uma plataforma de blocos de concreto que servirá de base para as esculturas, posicionadas em diferentes níveis de altura, seguindo um projeto expositivo concebido pela artista. Além das esculturas, serão apresentados desenhos e relevos de parede, todos eles produzidos entre as décadas de 1960 e 1980. 



LIUBA  (1923, Sófia - Bulgaria, 2005, São Paulo - SP), chegou no Brasil em 1949 já para estabelecer um ateliê em São Paulo, onde viviam seus pais desde o ano anterior. Durante a década de 1950, a artista transitou por diversos países da Europa, das Amé…

VISUAL ARTV / MAC - OS DESÍGNIOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL - CURADORIA DE JOSÉ ANTONIO AMORIM

OS DESÍGNIOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
Exposição elege a pintura como linguagem e a paisagem brasileira como tema para nove artistas selecionados


O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir de 25 de março às 11 horas, a exposição Os desígnios da arte contemporânea no Brasil, reunindo trabalhos recentes de nove artistas brasileiros, provenientes de diferentes regiões do Brasil, que têm em comum a pintura como principal linguagem de suas pesquisas ainda que por vezes seus trabalhos caminhem por outros meios. O curador José Antônio Marton selecionou artistas que já possuem uma caligrafia própria com um trabalho mais maduro, mesmo que alguns deles sejam muito jovens. “É notório que os jovens artistas que escolhem a tela como seu principal suporte estejam se transformando nas meninas dos olhos de colecionadores, galeristas e críticos encarregados dos principais prêmios de arte do país”, diz o curador.

Alan Fontes, Ana Prata, Fernando Lindote, James Kudo, Paulo Almeida, Rodrigo Bivar, Sergio Lucena, Tatiana Blass e Ulysses Boscolo foram convidados a participar do projeto realizando trabalhos que evocassem uma região ou paisagem específica do Brasil, constituindo uma mostra genuinamente pluralDaí termos o “Corcovado” sob o ponto de vista de Ana Prata, a Copacabana, de Tatiana Blass, os Lençóis, de Rodrigo Bivar, as Cataratas, de Alan Fontes, ou ainda o Ibirapuera, de Paulo Almeida.

A exposição traz a pintura novamente para o foco do diálogo sobre a arte contemporânea. Para o curador, “a diversidade e a busca por uma ressignificação de termos são aspectos centrais da produção, ainda com base forte em práticas e elementos visuais como a transgressão do suporte, mas também com a associação com mídias alternativas, espelhando a sociedade globalizada”.

Para Ana Magalhães, curadora e docente do MAC USP, “os artistas que lançam mão da pintura no Brasil são muitos e o fazem de formas muito diferentes, combinando-a com outros meios como a gravura, a fotografia e o vídeo, por vezes para rever determinados gêneros tradicionais, como é o caso da paisagem brasileira nessa mostra”.

Além da exposição, a publicação de um livro exibe e registra tanto as obras realizadas especificamente para o projeto como um conjunto maior da produção de cada um dos artistas selecionados.


Exposição:                          Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil
Curadoria:                          José Antônio Marton
Abertura:                            25 de março de 2017, a partir das 11 horas
Encerramento:                 30 de julho de 2017
Funcionamento               Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254 (recepção) - 11 2648.0258 (educativo)                      
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br

Mac

imprima com responsabilidade

Comentários