Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança

Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança                                                                                  Foto Leandro Moraes (O Boi Voador)

Em temporada de duas semanas, de 11 a 20/7 (quintas, sextas e sábados, às 19h), a Plataforma Shop Sui apresenta no Centro de Referência da Dança – CRDSP – espetáculo com duas coreografias: a remontagem de “Meu Doce Estimado”, criada originalmente para o Cesta de Dança, projeto da Quasar Companhia de Dança (2012), e o mais recente trabalho, “O Boi Voador”,solo de Fernando Martins, bailarino e diretor da companhia. A entrada é gratuita. “Meu Doce Estimado” fala da relação entre dois indivíduos estagnados pelas dificuldades de comunicação, que os levam para um universo mais visceral onde atitudes humanas e animais se perdem na sua realidade estabelecida. Inspirado em fragmento de texto de Clarice Lispector e em ação da própria escritora, que reescreve seu próprio texto, re-lido entre haspas em outro…

VISUAL ARTV - Danças Polifônicas apresenta a poética dos “Tangos Brasileiros” em dois ensaios abertos


       Foto Marina Camuli

Danças Polifônicas apresenta a poética dos
“Tangos Brasileiros” em dois ensaios abertos
Antes da estreia de “Tangos Brasileiros”, o grupo Danças Polifônicas faz dois ensaios abertos (dias 15 e 16 de maio, às 19h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade) deste trabalho que reúne artistas em torno do resgate das raízes do tango no Brasil, forma musical que influenciou o aparecimento do choro e do samba.
No diálogo entre dança, música, artes visuais e literatura - particularmente na reflexão poética de Jorge Luis Borges -, o esquecido tango brasileiro, encontra o tango portenho tradicional, moderno de Astor Piazzolla e o tango contemporâneo. Milonga-ritual, “Tangos Brasileiros” recupera raízes latino-americanas do povo do Sul.
Os tangos brasileiros, como os icônicos “Gaúcho”, de Chiquinha Gonzaga, e “Odeon”, de Ernesto Nazareth, deixaram aflorar uma característica essencialmente brasileira na miscigenação musical européia e africana. A pesquisa confere particular importância à beleza e elegância dessa poética, que percorre a topologia do imaginário brasileiro: o rural, a cidade e o terreiro. Nestes três lugares, a dança cria sua trajetória transfigurada.
Chiquinha Gonzaga, grande compositora que captou a essência da música de seu tempo e transcendeu-a para gerar o que seria a futura “música brasileira”, surge com o peso de suas experiências de vida, como reflexão sobre a condição feminina e o lugar da cultura na memória. 
Sofia Tsirakis, que responde pela direção e coreografias do espetáculo, compartilha o palco com Talita Vinagre e Felipe Stocco. André Balboni é responsável pelos textos, roteiro e direção musical; direção de arte e cenografia ficam por conta de Alessandra Duarte com colaboração de Renata Cruz; Beatriz Rivato e Thany Sanches assinam o figurino. Produção de Iolanda Sinatra.
Contemplado pelo PROAC – apoio a Projetos de Artes Integradas I, “Tangos Brasileiros”, depois da estreia, em Picinguaba (Urubu Studio), dia 19/5, às 21h, segue em circulação para Ribeirão Preto, dia 26/5, às 19h30, no MARP- Museu de Arte; Franca,  28/05,  às 19h no Teatro Municipal, e retorna a São Paulo para temporada de quatro apresentações na Oficina Cultural Oswald de Andrade – 31/5, 1, 2 e 3/6, às 20h. Sempre com entrada gratuita.
___________________________________________
Serviço
São Paulo
15 e 16/05 (segunda e terça), às 19h30 – Ensaios abertos 
31/05, 01, 02 e 03/06 (quarta a sábado), às 20h – Apresentações 
Oficina Cultural Oswald de Andrade
(Rua Três Rios 363 - Bom Retiro - São Paulo)

Circulação
Ubatuba – Vila de Picinguaba
19/05 (sexta), às 21h
Urubú Studio

Ribeirão Preto
26/05 (sexta), 19h30
MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi(Rua Barão do Amazonas, 323, centro, Ribeirão Preto-SP)

Franca
28/05 (domingo), 19h
Teatro Municipal “José Cyrino Goulart” 
(Av. Sete de Setembro, 455 - Res. Baldassari, Franca)

Duração: 60 min | Classificação: livre | Entrada: gratuita

Imagens



Links: 




Informações adicionais:
Elaine Calux - assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários