Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

Plataforma Shop Sui encerra temporada de “Behind the Clothes”, no Kasulo

 Foto Leandro Moraes 

“Behind the Clothes”, criação da Plataforma Shop Sui, que transpõe para a cena movimentos de condicionamento do homem e os dispositivos da sociedade de consumo, faz últimas apresentações neste final de semana, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. A entrada gratuita. Com direção do bailarino e pesquisador Fernando Martins,“Behind the Clothes” reproduz diferentes traços de uma personalidade consumida por um sistema de repetição, onde movimentos, ações e reações parecem tão naturais que passam desapercebidos, mas escondem uma secreta linguagem. Como um reflexo do meio social, onde sucessivas e repetitivas representações condicionam o corpo, a rotina diária manifesta questões que impulsionaram os estudos do trabalho e a conversão dessa sensação em movimentos. Originalmente concebido como solo, em 2006, na Random Collision, organização fundada na Holanda, em parceria com outros seis coreógrafos, para da…

VISUAL ARTV - FUNARTE - TEATRO : Talvez seja Amor

Talvez seja Amor


O Coletivo Duo, formado pela atriz Mayara Dornas e pelo ator e diretor Fabiano Lana, estreia no dia 14 de setembro na Funarte - SP o monologo Talvez seja Amor, o primeiro trabalho do grupo. O espetáculo estreou em outubro de 2013 no Teatro SESI HOLCIM de Belo Horizonte.

Durante a temporada na capital mineira em 2014 a peça recebeu indicação na categoria de MELHOR ATRIZ pelo “I PRÊMIO COPASA SINPARC DE ARTES CÊNICAS”- MG/BH e 03 estrelas da Revista Veja BH. Ainda no mesmo ano, participou do “II Festival del Monólogo Latinoamericano y Prêmio Terry” em Cuba, recebendo Menção Honrosa de Atuação Feminina no festival.

O livro “Fragmentos de um Discurso Amoroso” escrito pelo filósofo francês, Roland Barthes, foi o ponto de partida para o grupo dissertar sobre o amor. O espetáculo reflete sobre o posicionamento do ser humano diante da relação amorosa, apresentando ironia, clichês, dramas, contraposições dos discursos amorosos de sete personagens, convidando a plateia a pensar sobre as atitudes em suas relações amorosas.

O trabalho é fruto das pesquisas realizadas pela atriz Mayara Dornas, sobre o ator criador, em diálogo com a pesquisa de Fabiano Lana, sobre projeção mapeada na composição visual da cena. Na criação foi priorizado dois pontos fundamentais, o discurso artístico acessível e a o trabalho corporal da atriz.

SINOPSE: Livremente inspirado no livro “Fragmentos de um Discurso Amoroso” de Roland Barthes, e na exploração dos clichês das relações amorosas, o espetáculo “Talvez seja Amor” apresenta sete mulheres que levantam questionamentos sobre o amor com a dor e a delícia, o encontro e o desencontro de vivê-los.
IMAGEM



FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Fabiano Lana, Fabiano Rabelo e Mayara Dornas
Direção: Fabiano Lana
Elenco: Mayara Dornas
Produção: Mayara Dornas, Camila Rocha, Juliana Birchal e Jessica Lauriano
Trilha Sonora: Fabiano Lana e Mayara Dornas
Iluminação: Fabiano Lana
Cenário: Fabiano Lana e Mayara Dornas
Figurino: Carloman Bonfim
Arte gráfica e vídeomaker: Fabiano Lana
Fotos: Fabiano Lana, Melissa Oliveira e Fotografia Fabi Araújo
Assessoria de imprensa: Fabio Camara

SERVIÇO:
LOCAL: Funarte – Sala Renée Gumiel (Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos).  70 lugares.
DATA: 14/09 até 01/10 (Quinta, Sexta e Sábado 20:30h e Domingo 19:30h) 
INFORMAÇÕES: 11 3662 5177
INGRESSOS: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
DURAÇÃO: 55 min 
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

EQUIPE: 

Mayara Dornas (atriz)

Atua na área artística como atriz, arte-educadora e produtora. Licenciada e Bacharel em Teatro pela UFMG (2010), Técnica em Teatro pelo CEFAR - Palácio das Artes (2010). Premiada com Menção Honrosa de Atuação Feminina pelo “II Festival del Monólogo Latinoamericano y Prêmio Terry” em Cuba (2014). Indicada prêmio de MELHOR ATRIZ pelo “I Prêmio Copasa Sinparc De Artes Cênicas (2014). Em 2013 publicou o artigo “Corpo Sonoro: Processo De Treinamento Corporal Para A Construção Da Presença Cênica”. Atualmente reside na cidade de São Paulo, e atua como artista orientadora no Programa Vocacional no Teatro Leopoldo Froes, integra o Coletivo DUO e a produtora NaVeia Filmes. Em 2016, integrou o núcleo de pesquisa de atores da Escola de Cinema Inpiratorium e estreou o curta-metragem para web “AMOR RESISTE”, da NaVeia Filmes. Também integrou o Núcleo Demokratz de Teatro Contemporâneo, em Outubro de 2015, para a realização das leituras dramáticas na Funarte SP, do espetáculo “Fassbinder no Outono”, dir. Sheila Faermann. Atuou em vários espetáculos, entre eles o espetáculo “Delírio em Terra Quente” dir. Grupo Espanca! (Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro), o qual a atriz também o produziu no FRINGE (Festival de Teatro de Curitiba).

Fabiano Lana (diretor)

Membro do Coletivo DUO e da UMA Companhia. É formado em Teatro na modalidade Licenciatura, na UFMG (2010). Dirigiu os espetáculos Suspeitos (2014); Don Chicote e seu amigo balança a pança (2013); Talvez seja amor (Coletivo Duo BH - 2013). Produziu e atuou nos espetáculos IMPROCEDENTE (UMA COMPANHIA, direção de Débora Vieira, BH - 2011); DOS GARDENIAS SOCIAL CLUB (UMA COMPANHIA, direção de Débora Vieira, BH - 2011). Atua nos espetáculos: Carvão (CIA DRÁSTICA, BH 2017), A Arca de Vinícius (CYNTILANTE PRODUÇÕES, direção de Fernando Bustamante, BH 2008); MANGA MANGUEIRA MEU PÉ DE BRINCADEIRA, (PROJETO CONEXÃO, GALPÃO CINE HORTO, direção de Chico Pelúcio (Grupo Galpão) e Kênia Dias, BH - 2011). Produziu e coordenou pedagogicamente a ocupação 3.0 FUNARTE de lá pra cá projeto em parceria da UMA Companhia e Cia Drástica.

Comentários