Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

VISUALARTV - LadiEx, de Paoli Quito, e “Um Solo’Intervalo”, da Cia Flutuante





LadiEx, de Paoli Quito, e “Um Solo’Intervalo”, da Cia Flutuante,
abrem programação do Centro de Referência da Dança

Imagem inline 1
                                                                                                Foto: Otávio Dantas (“LadiEx”)

LadiEX”, trabalho dirigido por Cristiane Paoli Quito e composto pelos solos, “M_”, da bailarina Gisele Calazans, e ”O_”, de Ana Noronha, abre, na próxima sexta-feira, dia 20, às 19h, a programação de espetáculos da nova gestão do Centro de Referência da Dança – CRDSP –, agora numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Associação Corpo Rastreado, contemplada em edital público no final de agosto. Sábado, no mesmo horário, é a vez de Letícia Sekito | Companhia Flutuante pré-estrear o seu “Um Solo’Intervalo”. A entrada é sempre gratuita.
Encontro entre dança, música, projeções e iluminação, “LadiEx” é o efeito da reflexão das questões de sexualidade e de gênero surgidas em “Ladies – da Inocência à Crueldade”, criação de 2014, centrada  em duas personagens femininas das obras Hamlet e Macbeth, de William Shakespeare,  agora sob o recorte dos livros “Teoria King Kong “, de Virginie Despentes, e “Manifesto contrassexual", de Paul Beatriz Preciado,  textos norteadores de uma nova aproximação com as figuras de Ofélia e Lady Macbeth, transpostas para a contemporaneidade. Tanto o espectador quanto os performers têm liberdade de transitar, olhar por frestas, ver por vários prismas, experenciar a  vulnerabilidade e o risco em um jogo ativo e afetivo entre corpos.
Um Solo’Intervalo” fala sobre as escolhas a serem feitas no momento. Nem ponto de partida nem de chegada, no solo, Letícia Sekito visita lugares esquecidos ou inabitados para dar lugar ao que está em potência de se concretizar, deixando vir à tona aquilo que talvez esteja invisível, empoeirado ou armadilhado.
Cada um a seu modo, os dois trabalhos trazem em comum os espaços “entre” – “LadiEx” se dá nos entres da improvisação e da estrutura fechada, trazendo para a cena princípios de “O Espectador Emancipado”, de Jaques Rancière, em que o espectador escolhe o que ver, enquanto as ações transcorrem simultaneamente em diferentes espaços, e “Um Solo’Intervalo” quer se deixar relacionar no espaço entre corpos, entre dança e intervalos  moventes.
“LadiEx” faz parte do projeto “Ladies – Uma Estratégia de Circulação Artística e Política”, contemplado pela 20ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. Para “Um Solo’Intervalo”, Letícia Sekito, contou com a orientação de Peter Michael Dietz e Sofia Neuparth, do C.e.m – Centro em Movimento, de Lisboa (Portugal), onde também fez sua formação.
__________________________
Serviço:
Dia 20 (sexta-feira), 19h
“LadiEx”, dirigido por Cristiane Paoli Quito
Dia 21 (sábado), 19h
“Um Solo’Intervalo”, de e com Letícia Sekito
Centro de Referência da Dança – Sala Cênica Ivonice Satie
(Baixos do Viaduto do Chá, s/nº - acesso pela Rua Formosa – fone:32143249 | 953013769)


Fichas Técnicas
“LadiEx”,
Direção Geral e Criação – Cristiane Paoli Quito | Criação e performance – Ana Noronha e Gisele Calazans |Música – Mariá Portugal e Ramiro Murillo | Assistente de Direção – Lucia Kakazu | Cenário e Iluminação – Marisa Bentivegna | Criação de vídeo – Anna Turra |Operação de vídeo – Michele Bezerra | Vídeo-dança e Artista Colaborador – Otávio Dantas | Figurino – Gisele Calazans e Ana Noronha | Preparação Corporal – Tarina Quelho e Letícia Sekito | Fotos e vídeos de divulgação – Anna Turra e Otávio Dantas |Identidade Visual – Anna Turra
Duração: 60 minutos

“Um Solo’Intervalo”
Criação e performance: Leticia Sekito | Orientação fase1: Peter Michael Dietz e Sofia Neuparth  [
Duração: 30 minutos

Comentários