Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

VISUAL ARTV - Música, dança e conversa na “Semana Preta” do Centro de Referência da Dança






Música, dança e conversa na “Semana Preta”
do Centro de Referência da Dança
doImagem inline 2
Os Escolhidos, grupo de vocalistas congoleses, abre a Semana Preta do CRDSP
De 21 a 25 de novembro, o Centro de Referência da Dança – CRDSP -, realiza a Semana Preta, uma programação especialmente pensada para a Semana da Consciência Negra, reunindo show de música, espetáculos de dança, performances, conversas e uma Jam - encontro para a prática de improviso em dança, que teve origem nas rodas de Jazz, quando músicos afro-americanos se reuniam para tocar livremente após os shows. A entrada é sempre gratuita.
“Os Escolhidos”, grupo formado por imigrantes e refugiados da República Democrática do Congo, abre o evento na terça-feira (21), às 19h, na Sala Cênica. Os quatro vocalistas - Leonardo Matumona, Hidras Tuala, Bento Daniel e Muanda Tuala - cantam composições em diferentes idiomas (Lingala, Kikongo, Swashii, Inglês, Francês e Português) e gêneros musicais como a Rumba Congolesa, Acapela, Zouk e outros estilos da região do Congo.
As bailarinas Mainá Santana e Thaís Diniz apresentam na quarta (22), “A atitude manifesta do controle”. Partindo do questionamento sobre como as relações de poder presentes na sociedade constroem e controlam os sujeitos, as artistas criadoras buscam gerar um universo poético inspirado na teoria do filósofo Michael Foucault sobre o tema. Em cena, por meio de jogos de movimento, gestos cotidianos e memórias pessoais e sociais, os corpos se modificam procurando entender como se relacionam com a manutenção do mundo em que vivemos.  A criação foi contemplada pelo Proac Primeiras Obras, de 2016
Dia 23 (quinta), a NaCia Odete Dança apresenta “Linha 4”, performance inspirada na movimentação caótica de pessoas que circulam pela linha amarela do metrô de São Paulo. O trabalho se desenvolve a partir de único trajeto onde, por repetidas vezes, se constroem relações conexas e desconexas sob o olhar de uma aparente solidão. Após a apresentação, rola um bate-papo sobre o novo trabalho em processo, "Geografias Imaginativas: corpocidade", que investiga diferentes trajetos, imagens e memórias de transeuntes entrelaçadas a histórias e afetos com a cidade.
A atriz, bailarina e coreógrafa Gal Martins e o DJ, ator e professor Eugênio Lima realizam, na sexta, “Conversas incertas – Poéticas e políticas do corpo negro em cena, na Dança e Teatro”.  Através da trajetória artística dos dois convidados – Gal, diretora da Cia. Sansacroma, grupo paulistano de dança contemporânea que possui uma atuação artística e política no extremo sul da cidade; Eugênio, diretor do coletivo Legítima Defesa, pesquisador da cultura afro-diásporica e apresentador do programa Vitrola Livre da Radio UOL –, o bate papo vai girar em torno de relatos e provocações sobre como realizar a proposição do corpo negro em cena.
Sábado (25), a partir das 15h, Cleia Plácido convida a todos, com ou sem experiências corporais, para participarem da JAM para prática do improviso em dança. Especialmente pensado para esta semana da Consciência Negra, o encontro vai explorar o silêncio, o ruído e a musicalidade do blues e do jazz afro-americano, em diálogo com o silêncio e os ritmos internos de cada corpo movente.
                                                                                                                           
Ainda no sábado, a E² Cia de Teatro e Dança, dirigida por Eliana de Santana, encerra a Semana Preta do CRDSP, com o espetáculo “Afro Margin”, inspirado em uma série de desenhos do artista plástico britânico Chris Ofili, que produz obras relacionadas a questões da identidade negra, frequentemente empregando estereótipos raciais, a fim de desafiá-los. “Afro Margin” trabalha não só a ideia de um corpo à margem, do sujeito anônimo, mas também um corpo na verticalidade, em suspensão, flutuante, que desaparece na ação.
Imagens

Afro margin-Eliana de Santana-Foto Hernandes de Oliveira

Atitude manifesta... - Mainá e Thaís-Foto Willy Helm (1)


Conversa- Eugenio Lima

Conversa-Gal Martins

______________________________________
Serviço:
21/11 (terça), 19h,
“Os Escolhidos”, grupo show de músicas
Sala Cênica
Duração:
Classificação indicativa: livre

22/11 (quarta), 19h
“A atitude manifesta do controle”, com Mainá Santa e Thaís Diniz
Sala Plural
Duração: 40 min
Classificação indicativa: 12 anos

23/11 (quinta), 19h
“Linha 4”e bate-papo “Geografias Imaginativas: coporcidade”, com NaCia Odete Dança 
Sala Cênica
Duração: 40 min
Classificação indicativa: livre

24/11(sexta), 19h
“Conversas incertas – Poéticas e políticas do corpo negro em cena”
Sala Cênica
Duração: 60 min
Classificação indicativa: livre

25/11 (sábado), 15h –
JAM, com Cléia Plácido
Sala 7
Duração: 3 horas
Classificação indicativa: livre

25/11 (sábado), 19h
“Afro Margin”, com E² Cia de Teatro e Dança
Sala Cênica
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – acesso pela Rua Formosa (próximo às estações Anhangabaú do Metro).
Informações: 32143249 | 953013769





(11) 3214-3249
(11) 95301-3769

Visite o nosso site

Baixos do Viaduto do Chá s.n. - Centro - São Paulo/SP

Comentários