Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

VISUAL ARTV - Caleidos estreia “A Notícia”, em que relatos jornalísticos de violência contra gays se desdobram em danças











Caleidos estreia “A Notícia”, em que relatos jornalísticos de violência contra gays se desdobram em danças

Com apresentações nos dias 02 e 03 de dezembro, na sede da Cia, na Lapa, novo espetáculo do Caleidos traz notícias de violências contra homossexuais no Brasil e no mundo que se desdobram em danças, denúncias, afetos e ações 

Como uma notícia atravessa um corpo? Como um corpo reverbera um noticiário? Nos dias 02 e 03 de dezembro (sábado e domingo), o Caleidos Cia de Dança estreia o espetáculo “A Notícia”, 24º trabalho da companhia paulista que, mais uma vez, se volta sobre o tema da violência na cultura do macho.
Com solo do intérprete criador Nigel Anderson, em “A Notícia”, o noticiário de violência contra homossexuais no Brasil e no mudo se se desdobra numa rede de denúncias, afetos e ações no corpo múltiplo do ator dançarino, revelando e discutindo narrativas pessoais do não-macho na sociedade atual.   
“A Notícia” é uma extensão do espetáculo “Mairto” – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, criado a partir da notícia do assassinato de um homossexual em São Paulo. E, assim como “Mairto”, “A Notícia” é resultado do Projeto Rosa Azul, que ocupou papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia durante todo o ano de 2014. O foco de Rosa Azul é a questão da violência na cultura do macho e os espetáculos ligados a esse projeto tematizam os principais alvos dessa violência: homossexuais, mulheres e crianças. 
O espetáculo “A Notícia” é dividido em três atos e notícias distintas. O primeiro ato refere-se a uma notícia de agressão gratuita e motivada pela homofobia, ocorrida em 2010, quando três jovens homossexuais foram agredidos com uma lâmpada fluorescente na avenida Paulista.
O segundo ato trata da patologização da homossexualidade representada pela notícia da aprovação este ano, pelo STF, da cura gay, além de matérias sobre pessoas que foram submetidas a tratamentos de reversão sexual ou de expulsão de demônios.
O terceiro ato aborda a criminalização dos gays, com notícias internacionais sobre campos de concentração para extermínio gay, lista de homossexuais procurados pela polícia em Uganda, enforcamento e apedrejamento no Irã e Arabia Saudita.
Todas as notícias são dançadas e as danças são atravessadas por memórias de vida do intérprete-criador, além de falas científicas e elementos de cênicos documentais numa narrativa caótica e não-linear que costura texto e dança. Após a estreia em São Paulo, ainda em dezembro o espetáculo “A Notícia” segue em temporada em Belém (PA), terra natal do ator e dançarino Nigel Anderson.

SERVIÇO:
Espetáculo “A Notícia”
Dança contra homofobia; notícias que atravessam corpos
Caleidos Cia. de Dança
Quando: Apresentações dias 02 e 03 de dezembro de 2017
Sábado e domingo, às 20h
Onde: Na sede do Instituto Caleidos, à Rua Mota Pais, 213, Lapa, São Paulo, SP
Quanto: R$20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia entrada)
Ingressos devem ser adquiridos no local com 30 minutos de antecedência.
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 16 anos
Capacidade: 30 lugares
Informações: Tel.: (11) 3021-4970

FICHA TÉCNICA
Concepção: Isabel Marques, Fábio Brazil, Nigel Anderson
Direção: Isabel Marques e Fábio Brazil
Texto e intérprete criador: Nigel Anderson
Trilha sonora: Nigel Anderson 
Cenário: Fábio Brazil 
Colaboradores: Ágata Cérgole e Renata Baima 
Produção: Mobilis Ltda ME

Mais informações:

Informações para a Imprensa – Caleidos Cia de Dança:

Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários