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VISUAL ARTV - Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade

Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade
 “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que encerra o VU, em São Paulo, na Casa das Rosas.Foto Fábio Pazzini
Nesta sexta, dia 19 de abril, o XII festival internacional Visões Urbanas, que desde o início do mês vem espalhando dança em espaços abertos pela cidade, se despede de São Paulo com o “Urbaninhas”, uma programação voltada especialmente para o público infantil. Em um cenário não menos especial - os belos jardins da Casa das Rosas -, a partir das 11h, se apresentam o Grupo Caixa de Imagens, com a delicada boneca Gilda, em “Travessia”, seguido da criação de Lara Dau Vieira, “O Corpo no Desenho”, e por último, “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que concebe e produz o Festival anualmente. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo por Carlos Gaúcho, a pequena boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula - a atriz  Mônica Simões -, e quer dar uma flor para quem interagem com ela.…

VISUAL ARTV - ESLEY DUKE LEE ART INSTITUTE LEVA PARTE DE SEU ACERVO PARA A ART BASEL MIAMI BEACH 2017









WESLEY DUKE LEE ART INSTITUTE LEVA PARTE DE SEU ACERVO PARA A ART BASEL MIAMI BEACH 2017 

Wesley Duke Lee Art Institute, de Patricia Lee, anuncia sua primeira participação na Art Basel Miami Beach 2017, por meio de uma parceria inédita entre Ricardo Camargo Galeria Galeria Almeida e Dale. Inserida na sessão "Survey" da feira internacional, a mostra é ambientada com parte do ateliê-casa onde funciona o Instituto – móveis, fotografias, pincéis e instrumentos utilizados pelo artista etc. -, e apresenta 9 obras criteriosamente selecionadas, realizadas em fases distintas da produção de Wesley Duke Lee, evidenciando seu estilo, a diversidade de seus trabalhos e de suas referências. 

O início da projeção internacional de Wesley Duke Lee se dá após a premiação na Bienal de Tóquio (1965), onde é também selecionado para a Bienal de Veneza (1966), com a primeira obra arte ambiental “Trapézio”. Durante sua permanência em Nova York, recebe um convite do diretor do Museu Guggenheim e é chamado a expor junto aos mestres do Pop-Art – Robert Rauschenberg, Jasper Johns e Oldenburg – na Galeria Leo Castelli. Os trabalhos representativos do período após seu retorno ao Brasil, que causaram grande impacto no circuito local com séries de quadros-esculturas, culminam com os espaços de seus ambientes tornando-se uma das mais originais contribuições à arte contemporânea brasileira, reconhecido por Helio Oiticica como um dos precursores da “nova objetividade”, lembra a historiadora Cláudia Valladão de Mattos. "Sou um artesão de ilusões. O que realmente me interessa é a qualidade da ilusão. Se você conseguir atravessar o espelho e tiver a coragem de olhar para trás, você não vai ver nada", declarou Wesley em uma de suas entrevistas.  

Após 2 anos da inauguração do Wesley Duke Lee Art Institute, é chegada a hora de recolocar o nome deste importante artista brasileiro no circuito internacional. As obras exibidas no stand da Art Basel Miami Beach 2017 são: (1) Capacete do mestre Khyrurgos, de 1962 - a mais antiga do conjunto, possui enorme importância histórica, pois traz duas fortes tendências na obra de Wesley, o experimentalismo de cunho mitológico e a colagem; (2) A Zona: I Ching, de 1964 – pintura a óleo e colagem sobre tela; (3) Cinco comentários ternos sobre o Japão ou Obrigado Japão!, de 1965 - enfocam diferentes símbolos da cultura japonesa atados por um cordão, formando uma unidade; (4) A Zona: Arino Boa Viagem, de 1969 - obra produzida em Los Angeles, quando viajava com dois amigos; (5) Retrato de Luzia ou a respeito de Titia, de 1969 – nesta série, Wesley agrega objetos e plantas, vegetais vivos às telas, tentando aprofundar o sentido de aproximação de mundos diferentes; (6) O/Limpo: Anima, de 1971 - conjunto de objetos em papel machê, metal, tecidos, madeira, plástico, ferro, palha, terra, pedra e osso; (7) A iniciação do mito de Narcisssus, de 1981 – um retrato inspirado na atriz Sonia Braga, feito em lápis, lápis de cor, guache, nanquim, carimbo, colagem, fita adesiva sobre cartão e papelão; (8) O Salto do Xhaman, de 1982 - tríptico feito com fotos, barbante, pena, fita adesiva, pastel e acrílica sobre cartão; (9) Tantratem, de 1999 - "(...) trabalho que remete à energia sexual do tantra, evidenciando o que sempre foi tão caro à poética de Wesley: a duplicidade dos seus temas, o real e o mágico, o diálogo entre o mundo presente e o mundo dos sonhos", nas palavras de Ricardo Camargo 





Wesley Duke Lee, "The Zone: I Ching" (1964)



Wesley Duke Lee Art Institute na Art Basel Miami Beach 2017 
Período: 7 a 10 de dezembro de 2017 
Local: Miami Beach Convention Center - Stand 53, Setor "Survey" 
Endereço1900 Washington Avenue - Miami Beach, FL 33139 
Horários: Quinta-feira, das 15 às 20h; sexta-feira e sábado, das 12 às 20h; domingo, das 12 às 18h 
Ingressos: USD 60 (day ticket) / USD 130 (permanent ticket) / USD 36 (valor para estudantes e idosos) 

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