Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - Cabelo inaugura exposição inédita no Rio


Cabelo inaugura exposição inédita no Rio
Com curadoria de Lisette Lagnado, mostra estreia na terça (20/3) no Espaço Cultural BNDES e explora elementos extraídos das culturas pop e afro-ameríndia




Nesta terça (20/3), o Espaço Cultural BNDES e Rosa Melo Produções Artísticas abrem ao público, no Rio de Janeiro, a nova exposição do artista visual, poeta e músico Cabelo, Luz com Trevas. A inauguração acontece a partir das 18h. A mostra reúne um conjunto significativo de trabalhos, com curadoria da crítica de arte Lisette Lagnado. Além da retrospectiva, obras inéditas do artista estarão no Espaço Cultural até 11/5.

Cabelo é conhecido por utilizar a música em muitos de seus trabalhos, seja improvisando ou com uma banda, transformando em raps poemas de Baudelaire ou Gerardo Mello Mourão. Destacam-se as trilhas sonoras que integram suas instalações, como Caixa Preta, com Paulo Vivacqua, em que mistura funks “proibidões” com as vozes de Glauber Rocha e Hélio Oiticica. Como compositor, tem músicas gravadas por artistas consagrados como Ney Matogrosso, Pedro Luis e a Parede, Cidade Negra e Monobloco, entre outros.

Luz com Trevas, faixa musical que dá nome à mostra, é um rap composto pelo artista, com produção de Kassin e Nave, e integra o disco Cabelo Cobra Coral, já em fase de gravação. Na inauguração, Cabelo apresentará a música ao vivo como mestre de cerimônias, com a participação de dançarinos e músicos. Utilizando vestimentas e materiais diversos, todos os envolvidos serão convidados a ativar poeticamente o espaço expositivo, por meio do canto e da dança, incorporando elementos da cultura pop e afro-ameríndia.

Durante a inauguração será lançada publicação bilíngue e ilustrada, contendo um pequeno ensaio de Lisette Lagnado e um glossário dos termos recorrentes que vêm acompanhando o artista ao longo de duas décadas. A curadora, responsável pelo convite feito a Cabelo em 1996 para participar da antológica mostra “Antarctica Artes com a Folha” (Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera), traça linhas de discussão com referências e homenagens a David Medalla, Hélio Oiticica, Rogério Sganzerla, Tarsila do Amaral e Tunga, entre outros.

A exposição Luz com Trevas fica aberta até o dia 11/5 e tem entrada franca.

IMAGENS



CABELO OVO BOMBA




Sobre o artista

Em 1997, Cabelo foi um dos poucos artistas brasileiros a participar Documenta X (com curadoria de Catherine David), prestigiada exposição internacional organizada a cada cinco anos na cidade de Kassel (Alemanha). Entre outras coletivas, destacam-se a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2009), a Bienal de São Paulo (2004) e “How Latitudes Become Forms: Art in a Global Age” (Walker Art Center, Minneapolis, EUA, 2003). A faixa “Luz com Trevas” entre outras, pode ser ouvidas no site do artista: http://www.cabelo.etc.br/disco/ 
SERVIÇO
Luz com Trevas - exposição do artista Cabelo
Inauguração: 20/3/18 (terça-feira) das 18h às 21h
Visitação (entrada franca): 21/3 a 11/5/18 (seg. a sex., exceto feriados, das 10h às 19h)
Classificação etária: livre
Onde: Espaço Cultural BNDES (av. Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro. Próx. metrô Carioca)
Agendamentos educativos: educativoluzcomtrevas@gmail.com

ENTREVISTAS E IMAGENS
Tatiana Diniz // Assessoria de Imprensa
Fone: (11) 953839717 E-mail:  imprensaluzcomtrevas@gmail.com
  

ESPAÇO CULTURAL BNDES – Assessoria de Imprensa

Fone: (21) 3747-6752 E-mail:  espacobndes@bndes.gov.br

Comentários