Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - iIN SAiO Cia. de Arte circula pela cidade com “Abissal”, seu mais recente trabalho





iN SAiO Cia. de Arte circula pela cidade
com “Abissal”, seu mais recente trabalho
Foto Claudio Higa
Nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 20h, a iN SAiO Cia. de Arte,  dirigida pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, inaugura, no CEU Inácio Monteiro, em  Cidade Tiradentes,  Zona Leste da capital paulista, a série de apresentações que fará por todas as regiões da cidade com “Abissal”, seu mais recente trabalho, que se configura por meio da corporeidade dos intérpretes, do espaço e do som.
Em “Abissal”, cada artista desenvolve seus padrões corporais numa construção poética de profundidades individuais – como se cada um pudesse mergulhar dentro de si - que, embora possam coexistir, será sempre numa relação entre corpos que ocupam diferentes distâncias espaciais e temporais. A dramaturgia alcança um ambiente de jogo entre os intérpretes as cenas; construídas num fluxo de entradas e saídas, de ida e volta às “zonas abissais”, trazem imagenscomo finitude, resistência, perversidade, feminino, opressão, atritos, num ambiente essencialmente adensado pela música composta e executada ao vivo por Guilherme Marques na bateria.
O corpo aqui é um lugar para identificação de questões sociais e políticas. Gestos, posturas, tônus, disposição no espaço deflagram nossa condição humana no mundo. Desse modo, Abissal é composto por diferentes movimentos: intérpretes, som, cenografia, iluminação, cada um ocupando uma diferente zona abissal e descobrindo suas possibilidades de aprofundamento.
Com desenho de luz de Hernandes Oliveira, cenografia de Suiá Ferlauto e figurino assinado por Claudia Schapira, “Abissal” contou com Rodrigo Vilalba como provocador filosófico no processo de investigação e criação.
A proposta de circulação, que ocupará em maio a Oficina Cultural Oswald de Andrade, o Centro Cultural Cidade Tiradentes, a Fábrica de Cultura Capão Redondo e o CEU Alvarenga, integra projeto contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo (23ª edição).

Imagens

Abissal_iN SAiO_foto Claudio Higa- v. clau

_____________________________
Serviço:
Abissal, com iN SAiO Cia. de Arte
22/3 (quinta-feira), às 19h
CEU Inácio Monteiro
Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N - Cohab Inácio Monteiro
Telefone: (11) 2518-9012
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Entrada gratuita



gravação na íntegra: https://youtu.be/AvVb8SzAELs

Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686




Comentários