Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV Claudia Jaguaribe : "ENCONTRO COM LIUBA" na Galeria Marcelo Guarnieri

Crédito: Mauro Sérgio de Almeida IC

“ENCONTRO COM LIUBA”

Claudia Jaguaribe, lançamento do livro
Livro de artista produzido por Claudia Jaguaribe, com fotos e serigrafias cria uma narrativa visual e um diálogo a partir das obras da artista plástica búlgara LIUBA. O projeto integra o segundo volume da trilogia sobre o trabalho de mulheres modernistas radicadas no Brasil após a Segunda 
Guerra.

Crédito: Mauro Sérgio de Almeida IC No próximo dia 23 de maioquinta-feira, às 19h, na Galeria Marcelo Guarnieri, em SP, a artista visual Claudia Jaguaribe lança “Encontro com LIUBA”, livro de fotos e serigrafias que cria uma narrativa visual e um diálogo a partir das obras de LIUBA, artista plástica búlgara radicada brasileira. O projeto, produzido especialmente para a trilogia de Jaguaribe sobre mulheres modernistas nas artes no contexto histórico do pós-guerra, é uma extensão autoral da instalação formada por fotografias feitas por Claudia Jaguaribe nos ateliês de LIUBA em Paris e em São Paulo. Nasci…

VISUAL ARTV- Mulheres em Cena, projeto independente da Cia Fragmento de Dança, estréia no Kasulo





Mulheres em Cena, projeto independente da
Cia Fragmento de Dança, estréia no Kasulo

                                                                                                                                                                                                               Foto Bruno Padilha (Anima, Letícia Mantovani) 

‘Mulheres em cena’ é um projeto independente – idealizado por Vanessa Macedo e organizado pela Cia Fragmento de Dança –, que reúne trabalhos dançados por mulheres e traz à cena a performatividade do feminino em sua força, delicadeza, instinto e memória.  
Três peças compõem esta primeira edição, que acontece de 13 a 15 de abril, no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia.: a primeira, Anima, é uma parceria entre Letícia Mantovani e Vanessa Macedo, que teve início em 2017. Partindo de uma pesquisa sobre memórias de infância, o solo carrega o desejo de falar sobre o que nos habita de selvagem ou estrangeiro. O que em nós se reconhece como natureza inadequada, ávida por existir.
O segundo trabalho, Fragmento de Um Corpo Só, como o nome diz, é um trecho do solo criado em 2015, e que inaugura o que a Cia Fragmento vem chamando de “Dança depoimento” - uma dança que traz elementos autobiográficos como disparadores de construções cênicas.
Por último, Dança para Camille, parte de um dueto que compõe o trabalho Corpos Frágeis (2010) e que, há algum tempo, Vanessa Macedo nutria o desejo de transformá-lo num trabalho independente para ser dançado por duas mulheres, Daniela Moraes e Maitê Molnar. Durante o seu processo criativo, em 2018, a vida e obra da escultora francesa Camille Claudel foram fontes de inspiração. São corpos sós, acompanhados de seus duplos. Frente e verso. Luz e sombra. E tudo o que está entre. 
As três peças são independentes, mas, partilham da mesma construção dramatúrgica. Em tempos de aridez, censuras e incertezas para a arte/cultura, “Mulheres em cena” é também um ato de engajamento político-artístico.

Imagens:

Anima+Leticia Mantovani+foto Bruno Padilha 

Dança para Camille+Daniela Moraes e Maitê Molnar+Foto Bruno Padilha

Um corpo só+Vanessa Macedo+Foto Leo Lin

_____________________________________
Serviço:

‘Mulheres em cena’ - Direção: Vanessa Macedo
Com “Anima”, de Letícia Mantovani; “Fragmento de Um Corpo Só”, de Vanessa Macedo, e “Dança para Camille”, de Vanessa Macedo com Daniela Moraes e Maitê Molnar
Dias 13, 14 e 15/4 (sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h).
Classificação: 14 anos. Duração: 45 min.  
Kasulo Espaço de Cultura e Arte (R. Souza Lima, 300, sobreloja, Barra Funda)
Ingressos: R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia

 Programação:
Anima
Coreografia e dança: Leticia Mantovani
Direção: Vanessa Macedo
Figurino: Francine Marson
Fragmento de Um Corpo Só
Coreografia, dança e direção: Vanessa Macedo
Música: Tu me suis, Marie – Oh yes! (Les Reines Prochaines)
Dança para Camille
Coreografia e direção: Vanessa Macedo
Dança: Daniela Moraes e Maitê Molnar
Trilha: Gustavo Domingues

Informações adicionais:
Elaine Calux - assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686














Comentários