Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - SÉRIE GOODYEAR JAZZ NA PINA

VISUAL ARTV - VERVE GALERIA EXIBE INDIVIDUAL DE DUDU GARCIA


INVENTÁRIO 1





VERVE GALERIA EXIBE INDIVIDUAL DE DUDU GARCIA

"Inventário" apresenta recorte da produção do artista ao longo de seus dezesseis anos de carreira, com pinturas criadas a partir do uso de materiais orgânicos 

A Verve Galeria inaugura "Inventário", do artista plástico brasileiro Dudu Garcia, sob curadoria de Marcus de Lontra Costa. A individual, composta por 12 pinturas em técnica mista, busca reunir, pela primeira vez, um recorte de sua produção, abordando como tema principal o tempo e a matéria, em uma pesquisa sobre a expansão dos limites da pintura.

Entre o abstracionismo informal e o hiper-realismo, o trabalho de Dudu Garcia procura trazer o deslocamento de paisagens urbanas despercebidas para dentro da tela, sendo o diálogo com a ação do tempo uma das principais ferramentas utilizadas em sua investigação pictórica. Ao se utilizar de materiais como carvão, pó de pedra, poeira, linóleo, borracha e limo, suas pinturas tomam forma em suportes que variam entre telas de linho, cânhamo e canvas de algodão. Nos dizeres do próprio artista: "Meu trabalho é muito orgânico. As cores são cores naturais que encontramos no mundo, fora da pintura. A técnica envolve monotipia, infusão, colagem, pintura, todos feitos em técnica muito autoral, desenvolvida dentro do studio". 

Para a mostra na Verve Galeria, foram selecionados trabalhos realizados entre 2002 e 2018, no intuito de criar um amplo panorama da produção do artista. Sobre essa produção, o curador Marcus de Lontra Costa comenta: "Há, em sua ação, uma espécie de aura romântica, um compromisso com a criação do belo e com a revelação de um mundo escondido diante de nosso olhar. Para ele, o artista é um desbravador, um descobridor, e a tarefa maior de seu ofício é desnudar os véus do olhar. A pintura é instrumento de sensibilização, simples e sofisticada como o pão e o vinho. Através de manchas de cores formadas por camadas de tinta sobrepostas, o trabalho do artista revela um processo pictórico sensível e bem elaborado". 

Acerca de sua inspiração para criar, Dudu Garcia acredita no exercício prático e contínuo do trabalho como fonte de ideias e de realização. "Seus objetos, desenhos, pinturas, esculturas superam as tradicionais classificações da arte e se afirmam como elementos totêmicos de grande força e potência visual, revelando um artista maduro, inteligente e sensível, que domina os seus meios expressivos e insere a sua produção na vigorosa arena complexa e perturbadora que abriga e espelha a arte contemporânea e seu papel fundamental no mundo em que vivemos", conclui Marcus de Lontra Costa.
Imagens
INVENTÁRIO 2



Exposição: "Inventário"
Artista: Dudu Garcia
Curadoria: Marcus de Lontra Costa
Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas
Abertura: 09 de abril de 2018, segunda-feira, às 19h
Período: 10 de abril a 26 de maio de 2018
Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com
Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2737-1249
Horários: Terça a sexta-feira, das 10 às 19h / Sábado, das 11 às 17h
Número de obras: 12
Técnica: Pintura


Assessoria de Imprensa - Balady Comunicação – Silvia Balady/ Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br


Dudu Garcia
Vive e trabalha no Rio de Janeiro onde desenvolve sua pesquisa desde 2001. Integra o grupo de artistas da Fábrica Bhering, tendo sido ele o primeiro ocupante do local. Já participou de diversas mostras em Museus e Galerias no Brasil e no exterior. Expôs no Museu de Arte Moderna do Rio e da Bahia, Centro Cultural dos Correios, Paço Imperial, Galerias Luisa Strina e Nara Roesler. No exterior já expôs na França (Galerie Debret), Inglaterra (Gallery 32), Bélgica (Tendler Gallery), EUA (Violet Ray) e Japão (Motoazabu Gallery - Roppongi Hills). Suas obras compõem o acervo permanente de instituições como MAM-RJ, MAM-BA, Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural Cândido Mendes. Entre as coleções particulares estão a da BGA - Brazil Golden Art e o acervo dos colecionadores portugueses Paulo e Rosário Pimenta. Importantes críticos já escreveram sobre seu trabalho. Entre eles, Reynaldo Roels, Marcus Lontra, Fernando Cocchiarale, Marcos Campos, Roberto Cabot e Jaqueline Vojta.


Verve Galeria
A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Em seus espaços, tendo à frente Allann Seabra e Ian Duarte Lucas, transita por diversos meios e linguagens. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve Galeria é abrigo para diferentes plataformas de experimentação contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam seu nome também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas são processos contínuos e complementares, representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, fotografia, escultura, vídeo, site in situ, site-specific, gravura e o street art. A galeria ocupa uma casa centenária, e na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do tradicional formato do "cubo branco". Ao abrir-se para a rua, estabelece franco diálogo com o patrimônio construído de São Paulo, cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade. Busca ir além da venda direta de arte, promovendo mostras regulares, palestras e workshops, assim como o intercâmbio e parcerias com artistas e galerias no Brasil e no exterior.

Comentários