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VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - MENDES WODD - Matthew Lutz-Kinoy Jardim do Sul do Château Belleville Com curadoria de Stéphanie Moisdon




Matthew Lutz-Kinoy 

Jardim do Sul do Château Belleville Com
curadoria de Stéphanie Moisdon 

3 de fevereiro a 20 de maio de 2018 

Le Consortium
Dijon, França



Na origem do enorme arranjo de pinturas e cerâmicas produzidas por Matthew Lutz-Kinoy para o Consórcio, encontra-se a memória viva das salas dedicadas ao pintor François Boucher no museu da coleção Frick em Nova York: uma série de paredes painéis retratando crianças realizando tarefas para adultos. Zombando, putti rechonchudo, sua pele como madrepérola, desenvolvendo-se em uma rica gama cromática, suas tonalidades de cores refinadas e escandalosas. O que emana desses cômodos é um olhar boudoir, um erotismo indiferente, a tentação do decorativo e o gosto daquele século XVIII pelo exotismo, todo um bric-à-brac de tapetes e cerâmicas. Onde o loiro, o azul, o rosa e o laranja se misturam agradavelmente. O pintor do rococó seria devidamente reprovado por aquela extravagância frívola: tanta leveza, tanta facilidade! Hoje, vários séculos após a revolução, Boucher ainda encarna uma deterioração dos valores da arte e da política, com sua arte sendo envolvida em uma área duvidosa, despojada de todas as noções de conflitos. Mas o que mais chama a atenção de Matthew Lutz-Kinoy é a maneira como as imagens preenchem a madeira do quebra-cabeça do salão. A pintura tomada em uma totalidade, um campo desenhado e cruzado pela paisagem daquele espaço interno.
As telas, que cobrem e dividem a sala do Le Consortium em grandes segmentos, incorporam e transformam as imagens de rocaille molhadas de Boucher, que as ultrapassam, com efeitos de apagamento em vez de enterrar. Eles excedem os sujeitos e corpos, a natureza e sua ordem e, por camadas, inventam uma estrutura semelhante a uma rede de labirinto, um diagrama ou um sistema; mais uma imagem líquida do que uma paisagem, uma percepção líquida e não-gasosa, capaz de expressar a fluidez das coisas e o movimento imaterial que leva a figura embora.
É com base nesses movimentos, esses efeitos de afiação, enquadramento e montagem, que Matthew Lutz-Kinoy produz um espaço feito de todos os outros, uma heterotopia de certa forma, uma divisão do tempo, com o poder de justapor vários locais. em um único lugar real, um teatro que introduz no retângulo da galeria toda uma série de lugares estranhos um ao outro; deste modo, à representação residual e fragmentária das pinturas de Boucher acrescentam-se planos fragmentados e ampliados do jardim do castelo de Bellevue, todo um sistema de linhas e curvas que estruturam o todo e remetem à linguagem, arquivos e ao mesmo tempo simbólico e documental. valor de tudo isso.
O jardim é a figura mais antiga das heterotopias, é a menor parcela e a totalidade do mundo. O jardim é como o umbigo, o umbigo do mundo em seu centro. É um tapete onde o mundo inteiro alcança sua perfeição simbólica, e o tapete também é uma espécie de jardim móvel no espaço. As cerâmicas antropomórficas dispostas na superfície dos tatames compõem este jardim móvel, como muitos vasos corporais que interagem com a totalidade da paisagem.
A idéia de acumular tudo, a idéia de formar um tipo de arquivo geral, o desejo de confinar dentro de um lugar fechado espaços exteriores, tempos e períodos, formas e gostos, a idéia de formar um lugar de todos os tempos que é fora do tempo, o projeto de assim organizar uma espécie de perpétua e indefinida acumulação de tempo em um lugar que não se move, bem, tudo isso pertence à nossa modernidade. O que quer dizer a questão política de gêneros e identidades e sua transformação.

São Paulo
Brussels
New York

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