Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - ‘Criatura’, de Luisa Coser, e ‘Lapso’, de Marília Coelho fazem o Cartografia do Possível, do CRDSP





‘Criatura’, de Luisa Coser, e ‘Lapso’, de Marília Coelho fazem o Cartografia do Possível, do CRDSP


   Foto – Danilo Batista (‘Lapso’, de Marília Coelho)





                                                                                 
Esta semana, o programa Cartografia do Possível do Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP – apresenta na quinta (28/6), “Criatura”, de Luisa Coser, e sexta e sábado (29 e 30/6), “Lapso”, com Marília Coelho. Na quinta e na sexta, os espetáculos acontecem às 19h, e no sábado, excepcionalmente, às 15h.
Para Luisa Coser, refletir sobre espaços de fala onde são encenados e proferidos discursos políticos tornou-se, em tempos autoritários e arbitrários, um imperativo para o pensamento artístico. Pensar o espaço cênico também como um lugar onde se reproduz a espacialidade de centro-periferia – de onde um fala e muitos escutam – conduziu a artista a uma investigação elementar da relação entre público e performer, que resulta neste trabalho. Em “Criatura”, ela conta com Leonardo Carvajal, como colaborador na pesquisa e na dramaturgia, Maria Basulto na iluminação e Juliana Pfeifer na criação do figurino e cenário. O espetáculo foi produzido dentro da Residência Lugarização, da Cia Corpos Nômades, em São Paulo.
“Lapso” fala da passagem e afecção pelo tempo – um jogo coreográfico ecoando o decurso no espaço, com pequenas ou grandes interrupções; o ritmo dos acontecimentos atravessa seu desenvolvimento, sugerindo camadas sobrepostas de fruição. Ao entrar no concreto do mundo e das relações humanas, a coreografia aciona uma pluralidade de domínios virtuais diversos – sociais, políticos, econômicos, linguísticos, somáticos, raciais, estéticos, de gênero – e os entrelaça no seu muito particular plano de composição, sempre à beira do sumiço e sempre criando um por-vir. Para a criação, Marília Coelho conta com a colaboração de Andreia Yonashiro, Maristela Estrela e Melina Scialom; o desenho e operação de luz são de Leandro Dal Farra; Serhan Berberoglu responde pela trilha sonora e sonoplastia; e  Gangotri e a própria Marília Coelho assinam o figurino. O espetáculo conta ainda com Janaina Fazzio, Pietro Almeida e Marcelo Magalhães como bailarinos de apoio.
As apresentações têm entrada gratuita.

Imagens:              
                    
CRIATURA – LUISA COSER 
____________________________________________
Serviço:
Cartografia do Possível

28/6, quinta, às 19h
“Criatura”, de Luisa Coser
Sala Ivonice Satie
Lotação: 70 lugares
Duração: 30  Minutos 
Classificação indicativa: 10 anos
Grátis
29 e 30/6, sexta, às 19h, e sábado, às 15h
“Lapso”, de Marília Coelho
Sala Ivonice Satie
Lotação: 70 lugares
Duração: 45  Minutos 
Classificação indicativa: 12 anos
Grátis

Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – ao lado do Theatro Municipal (próximo às estações Anhangabaú, São Bento e República do Metro)
Tel: 32143249 | 953013769)


Link dos trabalhos:
“Criatura” – Luisa Coser
“Lapso” – Marília Coelho

Informações adicionais:

Elaine Calux
11 33689940 | 964655686
Coordenação de Comunicação CRDSP
(11) 3214 3249 / 9 8526 3528





Comentários