Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV -- VERVE GALERIA - VERVE GALERIA EXIBE INDIVIDUAL DE GUILHERME LICURGO









VERVE GALERIA EXIBE INDIVIDUAL DE GUILHERME LICURGO 
  
"Manifesto" expõe trabalhos inéditos com o conteúdo mais político  apresentado pelo fotógrafo  
  
A Verve Galeria inaugura "Manifesto", do fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Composta de quinze trabalhos inéditosesta é sua produção de conteúdo mais político  apresentado. Fruto de seu cultivado olhar crítico, o fotógrafo lança luz sobre a histórica exclusão da população brasileira nos processos de tomada de decisão no país. 
  
Mergulhado dramaticamente em uma interminável crise política e econômica, o Brasil encontra-se em situação caótica. Diante deste contexto, a nova série de Guilherme Licurgo ganha ainda mais relevância com a proximidade das eleições presidenciais, tomando como ponto de partida a generalizada sensação de ausência de diálogo entre cidadão e governo, ainda mais sensível neste período. Nos dizeres do fotógrafo: “'Manifesto’ é a dialética entre o indivíduo e o coletivo. Uma representação de pensamentos apoiados nas máximas de grandes referências da Sociologia e da Filosofia, que se desenrolam ao me redor, aqui e agora”. 
  
partir de referências de pensadores clássicostais como Hegel e Émile Durkheim, passando pelos contemporâneos Zygmunt Bauman e Slavoj Žižek, Guilherme Licurgo encontra nesses pensadores o fio condutor de sua pesquisa. “Em sequências de cheios e vazios, de multidões e solidões, o fotógrafo aponta com maestria a relação entre a esfera individual e coletivaem cenas que não precisaram ser produzidascujo significado aparece no simples registro da realidadecomenta Ian Duarte Lucas.   
  
Para além de uma constatação pessimista, o trabalho coloca em discussão o atual estado das coisas, convite para uma ação transformadora, encontrando na máxima “O verdadeiro é o todo”, de Hegel, a sua redenção. Desta forma, o fotógrafo assina o seu manifesto. “Vemos ali os corpos - tão característicos de seu trabalho - mais do que nunca presentes: toda a sua potência manifestando o devir político do coletivo”, conclui o curador.    
  



<div class="m_8
--

Zeca Florentino
---
Balady Comunicação
Tel.: 11 3814.3382

5 anexos —  Exibir todas as imagens
Manifesto.1.jpg
182K Visualizar 
Manifesto.3.jpg
183K Visualizar 
Manifesto.2.jpg
188K Visualizar 
Manifesto.3.jpg
183K Visualizar 

Comentários