Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - ‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP

‘Dança se Move Ocupa’ traz um mês de ações culturais na Funarte SP
Organizado por artistas da dança de São Paulo, evento dinamiza o complexo cultural da Funarte, com 26 apresentações de núcleos artísticos, seis debates sobre temas que envolvem a arte e a cultura na atualidade nacional, nove oficinas, JAM de Contato Improvisação, performances, lançamento de livros e sessão de cinema.
                                                                         Foto: Fellipe Oliveira (“situação 3# posição amorosa”)
Entre 11 de novembro e 16 de dezembro, a Funarte São Paulo acolhe o ‘Dança se Move Ocupa’, uma intensa programação artística proposta pelo Movimento A Dança se Move, organização independente da dança contemporânea paulistana, que reúne algumas dezenas de núcleos artísticos, que vêm produzindo pesquisa e obras sempre antenados com os acontecimentos no Brasil e no mundo. Mesmo sem nenhum tipo de apoio financeiro, durante as cinco semanas do evento, os artistas estarão mobilizados com apr…

VISUAL ARTV - FOTÓGRAFO BRASILEIRO RICARDO DE VICQ GANHA INDIVIDUAL NO EMOP BERLIN 2018













FOTÓGRAFO BRASILEIRO RICARDO DE VICQ GANHA INDIVIDUAL NO EMOP BERLIN 2018 


Foto Synthese” apresenta registros da flora brasileiraexplorando texturasdesenhos e padrõesretirados de uma complexa geometria da natureza  

Exposição compõe a programação oficial do European Month of Photography, maior evento de fotografia da Alemanha, e fica em cartaz na Embaixada do Brasil em Berlim 


O fotógrafo Ricardo de Vicq participa da edição 2018 do EMOP Berlin – European Month of Photography, com a individual “Foto Synthese”, composta por cerca de 50 fotografias, sob curadoria de Adriana Rede. A mostra entra em cartaz na Embaixada do Brasil em Berlim, como parte da programação oficial deste que é o maior evento de fotografia da Alemanha, e apresenta uma percepção poética do artista sobre elementos da Mata Atlântica, exibindo fragmentos de paisagens que nos remetem à memória das grandes descobertas ocorridas nos séculos XVIII e XIX, por botânicos e naturalistas europeus em suas expedições pelo nosso território.  

Seguindo um percurso entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Ricardo De Vicq explora uma inesgotável vontade de pesquisar e experimentar diversas maneiras de registrar a natureza. “Nas imagens do fotógrafo, vemos imagens que lembram a pintura de paisagem de Rugendas, como Rio Camburi, Névoa Paranapiacaba ou Poço das Borboletas. Por outras vezes se parecem com desenhos de observação detalhados a lápis, como em Filodendro. Já outras imagens tocam o limite da arte concreta, um concretismo experimental, mais livre, podemos chamar de uma geometria imaginária, como nas fotografias Palmeira com Espinho, Samambaia Paranapiacaba e Bananeira”, comenta Adriana Rede. Para a curadora, o trabalho do fotógrafo nos remete às pinturas tradicionais que retratam a natureza, a partir da primeira metade do século XIX, em especial as obras impressionistas, as quais elevaram definitivamente o gênero paisagem como um dos mais apreciados e populares na história da arte.  

Press release completo, anexo.





Jequitibá - Piavu/SP (2015)
 


Evento: EMOP Berlin 2018 – European Month of Photography 
Exposição: “Foto Synthese 
Fotógrafo: Ricardo de Vicq 
Curadoria: Adriana Rede 
Abertura: 17 de setembro de 2018, segunda-feira, às 19h 
Período: 18 de setembro a 02 de outubro de 2018 
Visitas guiadas: 22 de setembro de 2018, das 14 às 15h30 | 29 de setembro de 2018, das 17 às 18h30 
Local: Embaixada do Brasil em Berlim – www.berlim.itamaraty.gov.br  
Endereço: Wallstraße 57 - 10179 Berlin - Mitte 
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9 às 18h | Sábado e domingo, das 10 às 16h 




Zeca Florentino
---
Balady Comunicação
Tel.: 11 3814.3382

Comentários