Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Fernando Martins e Dalilla Leon apresentam “A Máquina da Amnésia”, no ‘Condô’

Fernando Martins e Dalilla Leon apresentam “A Máquina da Amnésia”, no ‘Condô’



Foto Silvia Machado
Na terça, dia 19 de fevereiro, o bailarino e diretor da Plataforma Shop Sui, Fernando Martins, faz ensaio aberto de “A Máquina da Amnésia”, com Dalilla Leon, no Condomínio Cultural (Condô, como é chamado), um antigo prédio localizado na Vila Anglo Brasileira, espaço que recebe artistas com foco em criação e experimentação. A dramaturgia poética e cênica de “A Máquina da Amnésia” se inspira nos instantes de distanciamento de nosso estado consciente ao executarmos uma ação rotineira. Os artistas compartilham momentos de esquecimento, suspensão e interrupção vindos à tona durante o processo de criação, a partir do mergulho da pesquisa de linguagem em dança Brain Diving.  “A máquina que chega é pesada, estacionada na sala vazia de nossas mentes. A consciência é líquida e escorre depressa; é o cabo que liga e desliga, ou você entra ou fica de fora. Entrar na máquina faz parte de entender seu sistem…

VISUAL ARTV - Josefa Pereira estréia "Hidebehind", no Sesc Belenzinho



Josefa Pereira estréia "Hidebehind",
no Sesc Belenzinho
                                                                                                                      Foto João Abreu 

Neste final de semana, dias 29 e 30/9, a performer e coreógrafa Josefa Pereira estreia, no Sesc Belenzinho, "Hidebehind", solo inspirado no  temível bicho noturno do folclore americano que habita florestas escuras e nunca pode ser visto ou ter a sua forma descrita.
Com sua incrível habilidade para se esconder atrás de árvores ou pessoas, esse monstro misteriosamente provoca o desaparecimento daqueles que ousam caminhar por bosques escuros.
Com passadas insistentes, surge uma jornada em rodamoinho e ao revés. Ao caminhar e ser movida por este solo perigoso, entre pólos aparentemente opostos – frente e trás, começo e fim, presença e ausência, realidade e ficção, humano e inumano, norte e sul –, a performer evoca um contínuo potencial, uma força cíclica para tensionar e friccionar extremidades estranhas.
Hidebehind” foi concluído no contexto do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (PACAP), promovido pelo Forum Dança, de Lisboa (PT), com curadoria de Patrícia Portela. O desenho de luz é assinado por Aline Santini.
Um pouco de Josefa Pereira


Josefa Pereira é performer e coreógrafa. Vive e trabalha em São Paulo. Dedica-se à criação autoral desde a graduação em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), em torno de interesses como coletividade, presença e gestualidade tendo o corpo como campo de tensionamento estético e político. Sua trajetória é marcada pela colaboração com diversos artistas, em cias de dança e nos coletivos Núcleo de Garagem e Ghawazee Coletivo de Ação. Atualmente é performer e criadora em "Monstra", com direção de Elisabete Finger e Manuela Eichner, e se dedica à estreia de seu solo "Hidebehind" e também do duo "Mandíbula", que dá andamento à parceria com a artista Patrícia Bergantin com quem criou "Égua" (2017) e a residência "Contágio". O encontro entre as duas lança agora as bases para a "Tectônica" plataforma para a articulação e fortalecimento para seus diversos interesses artísticos.
____________________
Imagens:

foto João Abreu  Hidebehind

foto João Abreu  Hidebehind



_________________________________

Serviço:
Data: 29 e 30 de setembro
Horário: sábado, às 20h. domingo, às 17h
Local: Sala de Espetáculos.
Ingresso: R$ 20,00. R$ 10,00 (meia). R$ 6,00 (credencial plena).
Classificação: Não recomendado para menores de 18.
Duração: 40 minutos.

Ficha técnica 
Concepção e performance: Josefa Pereira.
Desenho de luz: Aline Santini.
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho
Tel.: (11) 2076-9700
Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC – trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).
  



Comentários