Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança

Plataforma Shop Sui dança dois novos trabalhos no Centro de Referência da Dança                                                                                  Foto Leandro Moraes (O Boi Voador)

Em temporada de duas semanas, de 11 a 20/7 (quintas, sextas e sábados, às 19h), a Plataforma Shop Sui apresenta no Centro de Referência da Dança – CRDSP – espetáculo com duas coreografias: a remontagem de “Meu Doce Estimado”, criada originalmente para o Cesta de Dança, projeto da Quasar Companhia de Dança (2012), e o mais recente trabalho, “O Boi Voador”,solo de Fernando Martins, bailarino e diretor da companhia. A entrada é gratuita. “Meu Doce Estimado” fala da relação entre dois indivíduos estagnados pelas dificuldades de comunicação, que os levam para um universo mais visceral onde atitudes humanas e animais se perdem na sua realidade estabelecida. Inspirado em fragmento de texto de Clarice Lispector e em ação da própria escritora, que reescreve seu próprio texto, re-lido entre haspas em outro…

VISUAL ARTV- TERÇA ABERTA NO KASULO - Dois solos intimistas fazem a Terça Aberta no Kasulo





Dois solos intimistas fazem a
Terça Aberta no Kasulo

image.png
                                                                                    Foto Antonio Adilson Jr (Réquiem para uma Face Perdida)

Dois trabalhos intimistas compõem a edição de outubro (dia 9, às 20h) da Terça Aberta no Kasulo: o primeiro, “Réquiem para uma Face Perdida”, solo criado por Raymundo Costa e interpretado pela bailarina  Fernanda Bueno, lida com o exato momento em que recebemos uma má notícia, seja de morte, de perda ou decepção; o segundo, Vomain/Mamvoin”, do ator e bailarino Gervásio Bras, narra o percurso entre dois mundos – do belo ao tenebroso – na vida de uma mulher em constante busca de sua maternidade dilacerada.
Em “Réquiem para uma Face Perdida”, Raymundo Costa tem como inspiração o filme alemão "Notturno", de Fritz Lehner, sobre os últimos anos de Franz Schubert, e o Adágio do Quinteto para Cordas, que ele compôs com a saúde já debilitada, pouco antes de morrer de sífilis. A intérprete Fernanda Bueno colaborou na criação do trabalho e no figurino; o desenho de luz é de Sueli Matsuaki.
No solo de dança e teatro Vomain/MamvoinGervásio Braz mostra a jornada da vida de uma mulher em um só espaço e muitos tempos; a ausência constante de sua cria imaginária, que por vezes é ela mesma, a faz transgredir para o lado mais primitivo e grotesco, impelir o mundo com o próprio corpo e também destruí-lo ou destruir a si mesma. Em um corpo masculino, se faz possível  um encontro com as ancestrais femininas – bisavó, avó, mãe – e outras mulheres presentes no imaginário coletivo. Vagner Cruz colabora na trilha sonora, e Viviane Bezerra, na iluminação.
A Terça Aberta no Kasulo acolhe trabalhos de dança, teatro e performance, inéditos, já estreados ou ainda em processo, em meio a um bom papo entre os artistas, com a participação do público e mediação das curadoras Vanessa Macedo, bailarina e diretora da Cia Fragmento de Dança, que concebeu o projeto, e Janaina Leite, atriz do Grupo XIX de Teatro.
Durante todo o evento, comidinhas são preparadas pelos integrantes da Cia Fragmento de Dança e vendidas no bar do Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia que recebe as edições do projeto.
A ação integra o projeto “Dança Depoimento em contágio”, contemplado pelo 24º edital do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
A entrada é gratuita.
_____________________________________________
Serviço:
Terça Aberta no Kasulo, proposta da Cia Fragmento de Dança.
Dia 9/10, terça-feira, às 20h.
Com: “Réquiem para uma Face Perdida”, de Raymundo Costa, com interpretação de Fernanda Bueno, e “Vomain/Mamvoin”, de Gervasio Braz.
Kasulo - Espaço de Cultura e Arte
(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).
     Capacidade: 40 lugares
     Ingressos: Grátis (retirada a partir das 19h até 19h40; ail 
     Duração: 90 min. | Classificação Indicativa: 16 anos

Fichas técnicas dos trabalhos:
“Réquiem para uma Face Perdida”
Coreografia e Figurino: Raymundo Costa com a colaboração da intérprete | Intérprete: Fernanda Bueno | Música: Franz Schubert – Adágio do Quinteto em Dó | Desenho de Luz: Sueli Matsuzaki
Links:

Vomain/Mamvoin
Criação, Direção, Iluminação e Figurino: GervásioBraz | Colaboração de trilha sonora: Vagner Cruz | Operação de Luz: Viviane Bezerra

Um pouco dos artistas
Raymundo Costa
Integrante do Balé da Cidade de São Paulo desde 1980, onde atuou como bailarino, coreógrafo, professor, assistente de coreografia e de direção, na Cia 2 de 2001 a 2009, e hoje coordena o Acervo e Projetos Didáticos, Raymundo Costa dançou no Ballet Schindowski, em Gelsenkirchen,  na Alemanha  de 1983 a 1987. Coreografou para diversas companhias em São Paulo, pelo Brasil e em Nova Iorque, onde dançou e estudou pedagogia e técnicas de dança contemporânea, para óperas e ministrou aulas de consciência corporal para os Corpos Artísticos do Theatro Municipal de São Paulo. Recebeu o Prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Artes - de melhor bailarino em 1995.

Gervásio Braz
De Recife, o ator e bailarino Gervásio Braz é licenciado em artes cênicas pela UFPE (Universiade Federal de Pernambuco). Integrou o grupo de teatro João Teimoso, dirigido por Oséas Borba Neto, de 2005 a 2008. Desenvolveu trabalhos teatrais também com os diretores José Pimentel, Carlos Carvalho, Kleber Lourenço e Emanuel Matheus. Como bailarino, foi integrante da Compassos Cia. de Danças (PE), no período de 2006 a 2015, e a Cia. Corpos Nômades (SP), dirigida por João Andreazzi, de 2015 a 2018. Trabalhou com os coreógrafos Raimundo Branco, Ivaldo Mendonça, Kiran de Souza e Luiz Roberto da Silva. Recebeu o Prêmio APACEPE 2014/2016,  como  melhor bailarino, pelo Festival Janeiro de Grandes Espetáculos.
Réquiem para uma Face Perdida -de Raymundo Costa - foto Antonio Adilson Jr 2
Vomain Mamvoin, de Gervásio Bras


Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686


Comentários