Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINA - DOMINIQUE GIGLIOT LE JUMELAGE (A geminação), 2018

VISUAL ARTV - LOVELY HOUSE LANÇA FOTOLIVRO DE SABRINA PESTANA








lovely_3house.png

LOVELY HOUSE LANÇA FOTOLIVRO DE SABRINA PESTANA 

“Ela vai ficar” reúne retratos diários do avô da fotógrafa em seu espaço de intimidade, sendo o projeto encerrado 236 dias após seu início, com a morte súbita de seu modelo e colaborador  


Lovely House promove o lançamento de “Ela vai ficar”, da fotógrafa paulistana Sabrina Pestana, editado pela autora e por Walter Costa, sob coordenação editorial de José Fujocka Luciana Molisani, e textos de José Nicolau Pestana. O fotolivro apresenta um recorte deste trabalho que durou 236 dias, resultando em mais de 600 negativos no formato 6 x 6, em preto e branco, e reúne retratos diários do avô da fotógrafa em seu espaço de intimidade. 

Iniciado há 10 anos por Sabrina Pestana, “Ela vai ficar” representa um registro único de sua relação com o Sr. Zico, como era chamado José Nicolau Pestana. “As fotos eram feitas todos os dias, antes do sol se pôr, em meu pequeno quarto no apartamento onde morava com meus avós, até o dia 26 de março de 2009, quando vovô sofreu um infarto fulminante às 18h00. Foram mais de 600 negativos, risos, conversas, abraços e confissões. As fotos diárias eram banhadas pelos sentimentos de desprezo e gratidão de vovô com a câmera fotográfica. Eu usava a ‘caolha de três pés’ – jeito debochado pelo qual vovô se referia à câmera - para me manter bem perto dele e para mantê-lo cada vez mais vivo. Registrei-o de todas as maneiras possíveis: foto, caligrafia, desenho, máscara mortuária e, sobretudo, por meio de meu coração”, comenta a fotógrafa.  

Além das imagens, “Ela vai ficar” também é composto por pequenos textos escritos à mão pelo avô da artista. “Eu dormia. Ela entrou no quarto, arrancou-me do leito, colocou-me na banqueta de todo dia, virou meu pescoço, ajustou o foco e me devolveu ao leito”, revela Sr. Zico em meio aos retratos de sua neta. Acerca do título, Sabrina Pestana diz: “’Ela vai ficar’. A câmera. Eu. A velhice. As rugas. As fotos. A memória. A saudade. A câmera ficou, eu fiquei, ficaram as fotos e o velho Zico permanece na falta que faz e nas imagens que o registraram”. 

De certa forma, as imagens criadas perpetuam a história do Sr. Zico. “’Ela vai ficar’ é o seu preparo para a eternidade e o meu preparo para a sua ausência. Neste livro nos revelamos. Abrimos a porta daquele quarto e permitimos que outros olhos percorram os detalhes, o afeto, a memória cravada num corpo repleto de imperfeições e num amor imenso e eterno de avô e neta”, conclui Sabrina Pestana 

Anexo, press release completo.



ElaVaiFicar_SabrinaPestana_01.jpg
Sabrina Pestana, "Ela vai ficar"


Evento: Lançamento do livro “Ela vai ficar 
Autora: Sabrina Pestana 
Coordenação: José Fujocka e Luciana Molisani 
Data: 08 de dezembro de 2018, sábado, das 16 às 20h Conversa com a autora, às 16h30 
Local: Lovely House Casa de Livros – www.lovelyhouse.com.br 
Endereço: Galeria Ouro Fino | Rua Augusta, 2690 – lj. 329 - 2º andar - São Paulo – SP 
Tel.: 11 3063-4030 
  


Capa_Sabrina.jpg
Capa do fotolivro "Ela vai ficar", de Sabrina Pestana



Livro 
Título: “Ela vai ficar 
AutoraSabrina Pestana 
Edição de imagens: Sabrina Pestana e Walter Costa 
Editora: Lovely House  
Número de páginas: 54 
Formato: 21 x 26,5 cm 
Preço: R$ 80,00 | Valor especial no lançamento: R$ 65,00


Comentários