Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - PINACOTECA DE SÃO PAULO - PINA_ programação junho/2019

VISUAL ARTV - Buraco d’Oráculo leva projeto de residência à Cidade Tiradentes com o Circo Teatro Palombar




Buraco d’Oráculo leva projeto de residência à
Cidade Tiradentes com o Circo Teatro Palombar

Pelas Ordens do Rei  -foto de Carlos Goff -5bb.jpgIniciada em outubro do ano passado, a Circulação - Residência, do grupo O Buraco d’Oráculo, chega a Cidade Tiradentes, bairro que fica no extremo da zona leste paulistana.

O objetivo desta iniciativa é promover a circulação de teatro de rua, a partir de seu próprio repertório, em territórios de companhias parceiras. Juntos, os grupos comandam um mês de programação local.

O anfitrião do Circulação – Residência, no mês de fevereiro (dias 16. 17 e 23), é o Circo Teatro Palombar. O ‘palco’ escolhido para as apresentações é o Centro Cultural Arte em Construção e a Praça do 65, locais onde o Palombar frequentemente atua e se apresenta.

A programação (grátis) é formada por três espetáculos do O Buraco d’Oráculo O Encantamento da Rabeca (16/2), O Cuscuz Fedegoso (17/2) e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! (23/2) – e por uma montagem do Circo Teatro Palombar - A Fabulosa Charanga dos Excêntricos (23/2). Fechando a programação do mês, tem uma nova edição do Café Teatral (25/2) com participação da convidada Vera Dantas (médica e educadora).

Esta Circulação - Residência é parte do projeto Buraco 20 Anos: da (R)existência na Rua à Poesia em Cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo.

Programação / Fevereiro - 2019

16 de Fevereiro. Sábado, às 19h
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Espetáculo: O Encantamento da Rabeca
Com: O Buraco d’Oráculo

b.jpgSinopse: O Encantamento da rabeca conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes - que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e mascaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino.

Ficha técnica - Direção: Lu Coelho.Texto: Lu Coelho com colaboração de Pablo Dantas e Cleydson Catarina. Elenco: Lu Coelho e Nataly Oliveira. Duração: 50 min. Classificação: Livre.

17 de Fevereiro. Domingo, às 11h
Local: Praça do 65
Espetáculo: O Cuscuz Fedegoso
Com: O Buraco d’Oráculo

bb.jpgSinopse: Entre os quitutes vendidos por Dona Maria está um cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, mas que não faz lá muito sucesso. Um belo dia, ela oferece a iguaria a um pedinte que, para não pagar pelo alimento, finge passar mal.

Ficha técnica - Direção: Elizete Gomes. Texto: Edson Paulo. Elenco: Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo.
Duração: 50 min. Classificação: 14 anos.

23 de Fevereiro. Sábado, às 16h
Local: Centro Cultural Arte em Construção – Av. Dos Metalúrgicos 2100
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro!
Com: O Buraco d’Oráculo

bbbb.jpgSinopse: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro! é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo. O Buraco d’Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética, mas também de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano e de nossa sociedade.

Ficha técnica - Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Elenco: Luiza Galavotti,  Lu Coelho, Mizael Alves, Nataly Oliveira e Edson Paulo. Duração: 50 min. Classificação: 12 anos.

23 de Fevereiro. Sábado, às 18h
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Espetáculo: A Fabulosa Charanga dos Excêntricos
Com: Circo Teatro Palombar

palombarbbSinopse: A Fabulosa Charanga dos Excêntricos é uma banda composta por palhaços e palhaças bem excêntricos, responsáveis pela trilha musical e sonoplastia de um grande espetáculo. Os cômicos tocam trombone, trompete, saxofone, surdo e repiques e também instrumentos inusitados. E tem ainda a performance do sensacional homem-banda.

Ficha técnica – Criação coletiva. Coordenação: Adriano Mauriz. Elenco: Barbara Maria, Davis William, Giuseppe Farina, Henrique Nobre, Guilherme Torres, Larissa Evelyn, Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia e Vinicius Mauricio. Assistência de coordenação: Ricardo Muniz. Cenário/figurino: Barbara Maria e Dinho Prince. Trilha sonora: Joilson dos Santos e Giuseppe Farina. Produção: Larissa Evelyn e Vinicius Mauricio. Duração: 120 min. Classificação: Livre.

25 de Fevereiro. Sábado, às 15h
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Encontro: Café Teatral
Convidada: Vera Dantas
Duração: 2h. Classificação: Livre.

Vera Dantas -divulgaçãobbEncontro tem participação da médica e educadora Vera Dantas, que conversa com o público sobre o tema Cenopoesia e Relações de Cuidado. O bate-papo é realizado em torno de uma mesa, onde é servido com um café da tarde, tornando o ambiente descontraído e participativo. O Café Teatral foi criado para debater assuntos relacionados ao fazer artístico. No projeto Buraco 20 Anos: da (R)existência na Rua à Poesia em Cena, o grupo faz uma pesquisa sobre a cenopoesia, relacionando essa linguagem à sua estética teatral própria.

Vera Dantas – Vera é médica e educadora popular atuante na Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE), doutora em educação, reikiana, consteladora familiar e cenopoeta. Participante e cocriadora do Ekobe, do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, da Aneps, e do GT de educação popular em saúde da Abrasco.

Serviço

Teatro de rua: Circulação - Residência
16/2. Sábado, às 19h
17/2. Domingo, às 11h
23/2. Sábado, às 16h e 18h
Grátis. Livre.

Locais:
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100. Cidade Tiradentes. SP/SP

Praça do 65
Cidade Tiradentes. SP/SP. Localizada na altura do número 2.100 da Av. dos Metalúrgicos, próxima ao antigo terminal de ônibus.

Informações / Circulação - Residência: (11) 98152-4483

Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena e João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 9373-0181- verbena@verbena.com.br

Comentários