Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade

Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade
 “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que encerra o VU, em São Paulo, na Casa das Rosas.Foto Fábio Pazzini
Nesta sexta, dia 19 de abril, o XII festival internacional Visões Urbanas, que desde o início do mês vem espalhando dança em espaços abertos pela cidade, se despede de São Paulo com o “Urbaninhas”, uma programação voltada especialmente para o público infantil. Em um cenário não menos especial - os belos jardins da Casa das Rosas -, a partir das 11h, se apresentam o Grupo Caixa de Imagens, com a delicada boneca Gilda, em “Travessia”, seguido da criação de Lara Dau Vieira, “O Corpo no Desenho”, e por último, “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que concebe e produz o Festival anualmente. Na delicadeza de melodias executadas ao vivo por Carlos Gaúcho, a pequena boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula - a atriz  Mônica Simões -, e quer dar uma flor para quem interagem com ela.…

VISUAL ARTV- GALERIA JACQUES ARDIES INAUGURA INDIVIDUAL DE ZICA BERGAMI






logo gja.jpg

GALERIA JACQUES ARDIES INAUGURA INDIVIDUAL DE ZICA BERGAMI 

Artista multifacetada, compôs grandes sucessos musicais da década de 1950, escreveu livros de poesia e produziu pinturas de temática popular que conquistaram o Brasil e o mundo 

Mostra destaca trabalhos coloridos e em preto e branco, datados entre 1987 e 2009 

Galeria Jacques Ardies inaugura individual de Zica Bergami, sob curadoria de Jacques Ardies. Composta por 50 desenhos em nanquim sobre papel, a mostra apresenta trabalhos raros coloridos e em preto e branco, os quais destacam uma produção da artista datada entre 1987 e 2009, sendo a maior parte do final do século 20. 

Autora de grandes sucessos musicais a partir da década de 1950, como “Lampião de Gás” - canção que foi símbolo da cidade de São Paulo de antigamente, gravada por Inezita Barroso, em 1958 -, “O Batateiro”, “Chuvarada”, entre outros, Zica Bergami foi uma artista multifacetada que, além de composições musicais, também escreveu livros de poesia. Começou a desenhar após a morte de seu maridoe seus desenhos conquistaram não apenas o público brasileiro, mas foram expostos também em Paris, Portugal, Tel Aviv, Nápoles e na Holanda. Como descrito no Catálogo POP BRASIL: A arte popular e o popular na arte (CCBB - Gama, 2002): “Há muito tempo que ela faz uma boa figura e apresenta excelentes trabalhos nos salões e mostras de arte, revelando sua inconfundível maneira de desenhar com a tinta nanquim. Ela tinha muitas histórias para contar, dos bons tempos no interior, de um passado fulgurante na capital dos paulistas. Em seus desenhos fica patente o olhar cândido para as situações humanas, com um resultado que atinge a universalidade através de simples traços negros sobre a alvura do papel”.

Nesta mostra inédita, o público paulistano pode ter acesso a esta verdadeira artista naïf, que se dedicou à temática popular, em paisagens não apenas rurais, mas também urbanas como parques, circos, apresentações, festas e cenas do cotidiano. Nos dizeres de Jacques Ardies: “Acredito que está na hora de voltarmos a falar em Zica Bergami. Uma figura interessante, muito delicada - infelizmente não a conheci, é uma pena. Uma grande dama de talento especial, inédito, que nunca frequentou aulas de arte. Espontânea e cheia de poesia, emoção, com uma produção que reflete a alma de um artista, interprestada de maneira muito pessoal”.


Press release completo, anexo.




Individual Zica Bergami.7.jpg
Zica Bergami, "Praia" (1992)





Exposição: Individual Zica Bergami 
Artista: Zica Bergami 
Curadoria: Jacques Ardies 
Abertura: 26 de março de 2019, terça-feira, às 19h30 
Período: 27 de março a 20 de abril de 2019 
Local: Galeria Jacques Ardies – www.ardies.com 
Rua Morgado de Mateus, 579 – Vila Mariana - São Paulo, SP 
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 17h30 / Sábado, das 10 às 16h 
Tel.: 11 5539-7500 



Zeca Florentino
---
Balady Comunicação
Tel.: 11 3814.3382

Comentários