Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - GALERIA MARCELO GUARNIERI - sala 1 | LIUBA sala 2 | Claudia Jaguaribe - Encontro com LIUBA

GALERIA  MARCELO GUARNIERI


Galeria Marcelo Guarnieri sala 1 | LIUBA sala 2 | Claudia Jaguaribe - Encontro com LIUBA abertura 15 de março de 2019 / 19h - 22h período de exposição 15 de março – 11 de maio de 2019  Alameda Lorena, 1835 São Paulo, Brasil



infowww.galeriamarceloguarnieri.com.br
A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta na sua sede de São Paulo a segunda exposição individual da artista búlgara radicada brasileira LIUBA. A sala será ocupada por uma plataforma de blocos de concreto que servirá de base para as esculturas, posicionadas em diferentes níveis de altura, seguindo um projeto expositivo concebido pela artista. Além das esculturas, serão apresentados desenhos e relevos de parede, todos eles produzidos entre as décadas de 1960 e 1980. 



LIUBA  (1923, Sófia - Bulgaria, 2005, São Paulo - SP), chegou no Brasil em 1949 já para estabelecer um ateliê em São Paulo, onde viviam seus pais desde o ano anterior. Durante a década de 1950, a artista transitou por diversos países da Europa, das Amé…

VISUAL ARTV - Jorge Garcia Companhia convida para residência artística em Dança e Cinema na Oswald de Andrade






Jorge Garcia Companhia convida para residência artística
em Dança e Cinema na Oswald de Andrade


                                                                                                                                                                                                                                                  Foto Silvia Machado    
Durante os meses de março e abril, a Jorge Garcia de Companhia de Dança ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade com uma residência artística que inclui ações em torno do tema Coreocinegrafia e Dramaturgia - base do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo núcleo -, com workshopvídeoinstalaçãoconversa pública e a performance “Plano Sequência / Take 2”, seu mais recente trabalho, remontado em adaptação para a área de convivência da Oswald de Andrade, uma vez que a criação é atravessada pela arquitetura do espaço onde se insere. Todas as ações são gratuitas.
Workshop
A residência artística tem início no dia 11 de março com o workshop “Coreocinegrafia: câmera, espaço e performatividade” – Parte 1. Dirigido a artistas, estudantes de arte e interessados em geral, o workshop irá partilhar procedimentos desenvolvidos a partir dos estudos em Coreocinegrafia – termo utilizado pela Jorge Garcia Companhia de Dança para definir um campo de investigação em dança e cinema.  Em oito encontros, que vão acontecer às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, até o dia 3 de abril, o núcleo de criação trará disparadores e proposições baseados em noções básicas de fotografia e vídeo, para abordar questões relativas à construção de uma fisicalidade que dá suporte tanto a cenas e situações que acontecem diante das câmeras quanto atrás das mesmas. O corpo câmera, como tem sido chamado esse espaço de investigação corporal, é um dos elementos que compõem um ato performático em coreocinegrafia e base do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pela Jorge Garcia Companhia de Dança. As inscrições, online, devem ser feitas pelo link: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/3ff4cea152080fd7d692a8286a587a67
Videoinstalação.
Na videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”, vídeos curta-metragem em plano sequência, que mostram em looping recortes do filme produzido pela Jorge Garcia Companhia de Dança em residência na Casa das Caldeiras, serão exibidos no espaço expositivo, de 19 de março a 19 de abril. Criada como um dos braços da parceria da Cia. com o cineasta Heitor Dhalia (‘O Cheiro do Ralo’/2006, ‘À Deriva‘/2009, ‘On Yoga‘/2017), a instalação traz imagens que transitam entre o realismo e a ficção, tendo como locação um cenário em constante reconstrução, atravessado pelo tempo e pelos corpos.
Performance
“Plano Sequência / Take 2” será apresentada de 9 a 17 de abril - terças e quartas, às 19h -, e quinta, dia 18, em duas sessões: às 16h e 19h. Em cena, oito intérpretes dançam, filmam, operam equipamentos e apoiam-se mutuamente na construção do acontecimento. O público pode assistir, em tempo real, a gravação de um filme em plano sequência (sem cortes), cujas cenas se encadeiam fluidamente e estão baseadas em coreografias, jogos cênicos e improvisações orientadas. A dramaturgia se dá pela vivência no espaço, pela utilização das técnicas que permeiam a dança e o cinema e pelo desejo intuitivo de registrar uma ação.
Um convite a mergulhar no interior dos mecanismos que sustentam uma ficção, e se reconhecer, coletivamente, como parte de um plano maior de eventos, “Plano Sequência / Take 2” recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança, e indicação ao Prêmio Governador do Estado de melhor coreografia de 2017.
Após a apresentação do dia 10, o elenco conduzirá uma conversa pública sobre os aspectos principais que estruturam uma Coreocinegrafia e os caminhos que apontam para a redefinição de concepções do que pode ser dramaturgia na intersecção entre as linguagens do cinema e da dança.
A residência artística integra o projeto ‘Plano Sequência / Take 2’, contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.
___________________________________________________________
Serviço
Residência artística “Plano Sequência / Take 2” – Jorge Garcia Companhia de Dança
Com espetáculo,  workshop, videoinstalação e conversa
Workshop “Coreocinegrafia: câmera, espaço e performatividade” – Parte 1
De 11/3 a 3/4 (segundas e quartas, das 18h30 às 21h30)
Público Alvo: Bailarinxs, atores, performers, cineastas e público em geral, interessados nas conexões entre a dança e o cinema.
Idade mínima: 16 anos
Vagas: 20
Videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”
De 19/3 a 19/4 (segunda a sexta, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 18h)
Espetáculo “Plano Sequência / Take 2”
De 9/4 a 17/4 (terças e quartas, 19h) e dia 18/04 (quinta, 16h e 19h)
*Dia 10/4, conversa pública após apresentação
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo (próx Estação Tiradentes do Metrô – Linha Azul)
Tel: 11 3222-2662


image.png
PLANO SEQUÊNCIA-TAKE2+Foto SilviaMachado-2 
PLANO SEQUÊNCIA-TAKE2+Foto SilviaMachado-3 
PLANO SEQUÊNCIA-TAKE2+Foto SilviaMachado


Ficha técnica
Direção geral: Jorge Garcia | Assistência de direção: Marina Matheus | Interpretação:GiuliLacorte, Mainá Santana, Manuela Aranguibel, Marina Matheus | Artistas convidados: Felipe Teixeira, Mariana Molinos e Jonatan Vasconcelos  Execução da performance musical ao vivo: Eder “O” Rocha | Trilha sonora original: Eder "O" Rocha e Jorge Garcia Companhia de Dança | Design de Luz: Ari Buccioni| Figurino: Jorge Garcia Companhia de Dança | Aulas de Yoga: Mariana Maia e Marina Matheus | Aulas de Tai Chi e Kung Fu: Mariana Molinos | Aulas de Dança: Jorge Garcia I Design Gráfico: Felipe Teixeira | Midias Sociais - GiuliLacorte | Registro em Foto:Leandro Moraes eSilvia Machado |Assessoria de Imprensa - Elaine Calux /Assistente de produção: Gabriela Branco | Produção: Cristiane Klein e Juliana Vinagre (Dionísio Produção).


Informações adocionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686



Comentários