Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV Claudia Jaguaribe : "ENCONTRO COM LIUBA" na Galeria Marcelo Guarnieri

Crédito: Mauro Sérgio de Almeida IC

“ENCONTRO COM LIUBA”

Claudia Jaguaribe, lançamento do livro
Livro de artista produzido por Claudia Jaguaribe, com fotos e serigrafias cria uma narrativa visual e um diálogo a partir das obras da artista plástica búlgara LIUBA. O projeto integra o segundo volume da trilogia sobre o trabalho de mulheres modernistas radicadas no Brasil após a Segunda 
Guerra.

Crédito: Mauro Sérgio de Almeida IC No próximo dia 23 de maioquinta-feira, às 19h, na Galeria Marcelo Guarnieri, em SP, a artista visual Claudia Jaguaribe lança “Encontro com LIUBA”, livro de fotos e serigrafias que cria uma narrativa visual e um diálogo a partir das obras de LIUBA, artista plástica búlgara radicada brasileira. O projeto, produzido especialmente para a trilogia de Jaguaribe sobre mulheres modernistas nas artes no contexto histórico do pós-guerra, é uma extensão autoral da instalação formada por fotografias feitas por Claudia Jaguaribe nos ateliês de LIUBA em Paris e em São Paulo. Nasci…

VISUAL ARTV - Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade




Com “Urbaninhas”, XII Visões Urbanas se despede da cidade

image.png
 “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que encerra o VU, em São Paulo, na Casa das Rosas.        Foto Fábio Pazzini

Nesta sexta, dia 19 de abril, o XII festival internacional Visões Urbanas, que desde o início do mês vem espalhando dança em espaços abertos pela cidade, se despede de São Paulo com o “Urbaninhas”, uma programação voltada especialmente para o público infantil. Em um cenário não menos especial - os belos jardins da Casa das Rosas -, a partir das 11h, se apresentam o Grupo Caixa de Imagens, com a delicada boneca Gilda, em “Travessia”, seguido da criação de Lara Dau Vieira, “O Corpo no Desenho”, e por último, “Sr. Calvino”, da Cia Artesãos do Corpo, que concebe e produz o Festival anualmente.
Na delicadeza de melodias executadas ao vivo por Carlos Gaúcho, a pequena boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula - a atriz  Mônica Simões -, quer dar uma flor para quem interagem com ela. Assim, ganha vida e instaura um corte no espaço e no tempo. Tendo como ponto de partida a poesia que nasce da saudade de tudo o que o homem é, “Travessia” trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias e colocando lado a lado, como parceiros, artistas e público.
Dançar e desenhar, esta é a proposta de “O Corpo no Desenho”.  Quatro performers – Lara Dau Vieira, Ligia Marthos, Ricardo Fornara e Tatiana Melitello – estimulam a relação com os transeuntes, convidando-os a pausar o movimento do corpo para serem vistos e desenhados numa malha de papel. Como “nuvem de desenhos’, a malha sobrevoa os ares interagindo com quem encontra pelo caminho. O retratado é convidado a assinar o desenho e a refletir sobre um sonho. O desenho é fotografado, impresso em tempo real e entregue ao co-autor da ação. A malha desenhada se instala no espaço revelando memórias de corpos, escritas, traços e sonhos.
Inspirados no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, os intérpretes da Cia Artesãos do Corpo lançam luz aos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades que, normalmente passam despercebidos, mas traduzem e refletem o mundo contemporâneo e a existência humana. Com humor e leveza, a rua e a paisagem urbanas se transformam num caleidoscópio de situações surreais. “Sr. Calvino” vai deixando um vestígio colorido no espaço público e lembra que a rua também foi feita para dançar.
No sábado, dia 20, Visões Urbanas, em sua versão “Extensão”, viaja para a Baixada Santista e ocupa o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Às 14h, o Núcleo Fu Bu Myo In, de Toshi Tanaka, apresenta “Tabibito Viajante”, performance fugaku, inspirada nos haikus de Matsuo Basho, que busca, através do mergulho na ressonância de voz e da palavra, a relação entre corpo e natureza. O programa se completa com a reapresentação de ‘Travessia’, com o Grupo Caixa de Imagens (14h30), e ‘Sr. Calvino’, da Cia Artesãos do Corpo (15h).
XII Visões Urbanas foi contemplado pelo Proac - Festivais de Artes, da Secretaria de Estado da Cultura.
Toda a programação é gratuita. Confira em www.visoesurbanas.com.br 
______________________________________________________________

Serviço
XII Visões Urbanas – Festival internacional de dança em paisagens urbanas 
19/4 (sexta-feira) – Urbaninhas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Metro Brigadeiro
11h – “Travessia” (Grupo Caixa de Imagens - SP);
11h30 – “O Corpo no Desenho” (Lara Dau Vieira - SP);
12h – “Sr. Calvino” (Cia Artesãos do Corpo - SP).
Programação completa

Visões Urbanas – Extensão São Vicente
20/4 (sábado), 14h
Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente
Rua Frei Gaspar, 280 – São Vicente – SP
14h –  Tabibito Viajante – Núcleo Fu Bu Myo In (São Paulo)
14h30 – ‘Travessia’ – Grupo Caixa de Imagens (São Paulo)
15h – ‘Sr. Calvino’ – Cia Artesãos do Corpo (São Paulo)

Informações adicionais
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686 
Links vídeos:
Travessia - Grupo Caixa de Imagens
O Corpo no Desenho - Lara Dau Vieira
Senhor Calvino - Cia Artesãos do Corpo
Tabibito Viajante - Núcleo Fu Bu Myo In





Comentários