Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

VISUAL ARTV - BIANCA BOECKEL GALERIA EXIBE NOVO TRABALHO DE CAMILA ALVITE






BIANCA BOECKEL GALERIA EXIBE NOVO TRABALHO DE CAMILA ALVITE
 
Um Minuto Antes.5
"Um Minuto Antes” apresenta 15 pinturas que evidenciam um novo foco na produção da artista, que passa a exercer o protagonismo em retratos e autorretratos representando personagens distintas


A Bianca Boeckel Galeria exibe “Um Minuto Antes", da artista visual paulistana Camila Alvite, com curadoria de Bianca Boeckel. Em sua segunda individual na galeria, a artista apresenta sua produção mais recente em 15 pinturas a óleo sobre tela, as quais evidenciam um processo de alternância no foco de seu trabalho, em que exerce o protagonismo ao se colocar em destaque - questionando sua própria figura - representada em personagens distintas.

Um Minuto Antes” exprime uma íntima ligação com o atual processo criativo de Camila Alvite: ao imaginar uma cena, uma sensação, um momento, a artista se caracteriza com maquiagem e adereços. Em seguida, se fotografa ou pede para alguém a fotografar e, a partir dessas imagens, realiza as pinturas. “Isso foi um acaso. Me interessei pela técnica, quis fazer um retrato. Tive uma ideia de me maquiar toda, liguei para uma amiga e pedi a ela que me fotografasse. Os elementos foram aparecendo, a fantasia e a personagem surgiram. Como antes de uma fotografia posada há um último e profundo suspiro, a exposição fala sobre esse instante em que ainda estamos sós. ‘Um Minuto Antes’ tenta captar um fio de intimidade, um toque de mãos, um suspiro”, explica a artista.

Ainda acerca de seu método de criação, Camila Alvite acredita que pintar é como um projeto: "A pintura começa muito antes, em um livro que estou lendo, em uma música que estou ouvindo. Da observação surge uma cena, vêm as ideias, as imagens. O processo das pinturas vem antes, quando chega a hora de passar para a tela, a pintura já aconteceu, já está resolvida”. A partir disso, a artista também elabora retratos de amigos, de sua avó, pais e sobrinhos. Sempre vendo a pessoa como uma maneira de explorar uma técnica nova, em um constante aprendizado, na tentativa de explorar um significado maior.

No final, o que Camila Alvite pinta acaba sendo completamente diferente da fotografia, que representa apenas uma etapa. Apesar das pinturas tomarem outro caminho - as cores mudam, as expressões faciais também -, exibem quem é a pessoa antes daquele momento de tirar a foto, através do movimento gestual, do semblante, do respiro e da reação. Ainda, a partir da mesma imagem, produz telas diferentes, em momentos distintos. “Mas sempre sou eu interpretando a personagem, naquele instante antes da fotografia - que serve como referência do que quero mostrar na pintura”, comenta.

Deste trabalho de retratos e autorretratos, Camila Alvite avança e cria figuras com rosto encoberto, apagado, “como seres que procuram uma forma de existir”. Em suas palavras: “É como se eu perguntasse: Quem é aquela pessoa, o que ela quer dizer? Busquei inspiração no livro ‘As Existências Mínimas’, de David Lapoujade, que trata das potencialidades que acompanham cada existência”. Sobre isso, a curadora comenta: “Quando você posa para uma fotografia, você quer mostrar a sua melhor versão. A artista, neste trabalho, capta o que a foto não mostra, alguma história que não está sendo revelada”.

Ao deixar de lado temas que foram recorrentes em seu trabalho artístico, Camila Alvite coloca em evidência um novo aspecto, desenvolvido e estudado ao longo dos últimos 5 anos: os retratos. Sobre esta mudança, Bianca Boeckel comenta: “Com as pinturas dos bichos e de arquitetura, era sempre um universo fantástico e impessoal – tinha o traço da artista, mas o foco era outro. De lá, houve um rompimento para criar outras cenas, pessoas e interações. Percebo que ela precisou ir ao auge da autoexposição, que é um grande autorretrato, pra encontrar uma serenidade e retroceder. Assim, conseguiu romper com a timidez, com seus medos, e se sentir segura para encontrar um novo caminho”.
 
Um Minuto Antes.1

Um Minuto Antes.2





Exposição: "Um Minuto Antes"
Artista: Camila Alvite
Curadoria: Bianca Boeckel
Abertura: 8 de maio de 2019, quarta-feira, às 19h
Período: 9 de maio a 8 de junho de 2019
Local: Bianca Boeckel Galeria http://www.biancaboeckelgaleria.com
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2691-1190
Horários: Quinta-feira a sábado, das 12 às 19h | Segunda a quarta-feira, com agendamento: contato@biancaboeckelgaleria.com
Número de obras: 15
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: Variadas
Preços: R$ 5.000,00 a R$ 28.000,00



Assessoria de Imprensa
Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 | (11) 99117-7324 – contato@balady.com.br



Camila Alvite
É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Belas Artes e em Comunicação Social pela ESPM. Vive e trabalha em São Paulo. Em 2017, participou do Arte Laguna Prize em Veneza, da Bienal de Curitiba, na galeria Arq/Art e da exposição “exercício”, na Galeria Jaqueline Martins, com curadoria de Marcio Harum. Realizou as exposições individuais “Recorte”, na Galeria VilaNova (atual Bianca Boeckel Galeria) – SP (2014), e “Piscinas”, no Ateliê 397 – SP (2009). Participou de diversas exposições coletivas como “Per se”, na Bianca Boeckel Galeria (2018), 25º Salão de Arte do Pará - Belém – PA (2006), X e XI Bienal de Santos - Santos – SP (2006, 2008), tendo ganho os prêmios Salão Dos Artistas Sem Galeria – Prêmio Único, Salão de Arte de Santo André - Prêmio Aquisitivo e 38º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba - Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal.


Bianca Boeckel Galeria
Localizada na região do Parque Ibirapuera, promove artistas consagrados e em ascensão, firmando-se como ponto de encontro para quem aprecia arte. Em 2018, altera seu nome de Galeria VilaNova para Bianca Boeckel Galeria e comemora 5 anos de fundação. Possui 29 exposições promovidas em seu espaço, com destaque para as individuais de Virgilio Neves, Camila Alvite, Rodrigo Edelstein, Loro Verz, Katia Wille e Jorge Feitosa. Em 2018, participa pela primeira vez da SP-Arte/Foto, em São Paulo, e em 2019, da SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo. Em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, promove a individual “Adagio”, de Allann Seabra, sob curadoria de Bianca Boeckel – mostra que ocupou a sala MAS-Metrô Tiradentes (janeiro/2019). Ao longo de todo este período de atuação, conquistou espaço na mídia especializada em arte, como cadernos de cultura dos principais jornais brasileiros, roteiros semanais de exposições, revistas, TV e meios online. A galeria atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias. Intensa pesquisa e uma curadoria detalhista garantem mostras com uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Além de coletivas e individuais, um acervo eclético e em constante renovação permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências. Bianca Boeckel, proprietária e diretora da galeria, atua também como curadora e consultora de artistas e clientèle, utilizando-se de sua experiência internacional.



Comentários