Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

CAÇAMBAS Intervenção Urbana de Eduardo Srur 31 de agosto a 31 de outubro de 2019



CAÇAMBAS
Intervenção Urbana de Eduardo Srur
31 de agosto a 31 de outubro de 2019
Exposição questiona a quantidade de lixo produzido na cidade
A partir do dia 31 de agosto, as regiões de Pinheiros e Butantã, no entorno do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, receberão 15 esculturas criadas pelo artista visual Eduardo Srur, que remetem a uma caçamba - objeto utilizado para descarte de resíduos e cada vez mais presente no espaço público.

As esculturas possuem a forma e tamanho original de uma caçamba de entulho, porém são vazadas e constituídas somente por linhas de metal em seu contorno, provocando uma reflexão sobre o excesso de lixo produzido pela sociedade. Atualmente, 20 mil toneladas de resíduos são geradas por dia na metrópole e existem milhares de pontos irregulares onde as pessoas descartam de tudo.
“A intervenção apontará um novo significado visual para um objeto cotidiano que serve para sumir com o lixo, mas o lixo não desaparece, ele muda de lugar.” Ainda, segundo Srur: “são caçambas conceituais que também refletem sobre a necessidade de descarte dos nossos resíduos mentais, todos os dias. De ideias e pensamentos inúteis para a sociedade e para nós mesmos”, finaliza o artista.

Durante a exposição, as esculturas serão movimentadas periodicamente e instaladas em outros pontos urbanos, assim, gradualmente irão migrando para a periferia da cidade. “Não existe mágica com o nosso lixo. O deslocamento das esculturas simboliza este desaparecimento perverso dos resíduos para lugares distantes e menos assistidos da sociedade”.
No decorrer da exposição, o artista fará um ensaio fotográfico dos locais caóticos onde as caçambas estão instaladas, abordando alguns pontos dramáticos da metrópole onde o entulho e o descarte irregular dominam a paisagem urbana.

Além dos locais inicialmente ocupados na cidade, Srur participa com a obra “Caçambas” na exposição Ambiental: arte e movimentos, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. A mostra tem como objetivo reafirmar a vocação do museu na defesa do meio ambiente. A curadoria é organizada pelo museu e a Fundação SOS Mata Atlântica. Na mostra, Srur apresenta um vídeo da obra produzido dentro do CEAGESP, onde toneladas de comida são desperdiçadas diariamente.
mapa da exposição
Fotos: Rogério Canella
Informativo:

Intervenção Urbana “Caçambas”
Data: 31 de agosto a 31 de outubro de 2019
Lançamento no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)

Dia 31 de agosto, das 12h às 18h
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo
Evento aberto e gratuito
Instagram
Facebook
Website
Copyright © 2019 Eduardo Srur, All rights reserved.
Você está recebendo este email por pertencer a lista de contatos de Eduardo Srur.

Our mailing address is:
Eduardo Srur
R. Hungria, 696
São PauloSão Paulo 01455-000
Brazil

Add us to your address book

Comentários